Um Bugatti Chiron no seu pulso… ou então 5!
Ter um Chiron à porta de casa não é, infelizmente, algo que o comum dos mortais possa almejar, fruto da sua exclusividade e dos valores estratosféricos que a marca fundada em 1909 por Ettore Bugatti hoje pratica, pelo que a potencial – quiçá remota – alternativa passa por adquirir peças de colecção um pouquinho mais em conta, eventualmente até se abdicando que a mesma tenha rodas, ou até volante, mantendo apenas o motor!
É isto que está subjacente ao hiper-exclusivo set que a também hiper-conceituada marca de relojoeiros Jacob & Co. compôs para a marca com sede em Molsheim (França), inspirada nesse seu superdesportivo, a que, adequadamente, denominou “Bugatti Chiron Tourbillon Collection by Jacob & Co.”. São 5 exemplares de exclusividade variável, todos inseridos no conceito “Tourbillon” deste criador do tempo, limitada em número de peças, inestimáveis e raríssimas, alcançando valores também com muitos zeros à direita, daqueles que valem mesmo o seu peso em ouro, diamantes, cristais, safiras…!
Subjacente a estes 5 elementos esteve uma mesma pergunta: “Como reproduzir a sensação visceral do icónico bloco quad-turbo W16 de 1.500 cv do Bugatti Chiron num relógio?” Após um ano de desenvolvimento, a resposta surgiu, na peça de relojoaria Bugatti Chiron Tourbillon, exemplar inspirado na fluidez de linhas desta ímpar viatura e na excelência do seu motor, que a Jacob & Co. tão fielmente replicou, integrando-lhe o seu exclusivo movimento “Manual Winding JCAM37”.
O relógio em si trabalha como um qualquer tic-tac – se é que se podem usar expressões como “qualquer”, “comum” ou “normal” neste conceito – acrescendo-lhe uma animação que, uma vez activada, acorda nada menos do que 578 componentes das suas mecânicas, incluindo 16 pistões, dois turbos e uma ventoinha. A dinâmica é alimentada por uma bateria (60 horas, máximo, com indicador do nível), numa exibição assente em 4 amortecedores à la Chiron, tudo visível sob os mostradores em cristal e por detrás da icónica grelha, imagem de marca da Bugatti que uma facção diz derivar de uma ferradura, outra ou de… um ovo! Adiante! Os excelsos conjuntos integram, também, 3 comandos rotativos que activam as diferentes funções dos relógios, com chassis com maior ou menor sobriedade de materiais, cores ou adornos do tipo metais preciosos. Coisa pouca, portanto!
Mas mais do que explicar, o melhor é ver como tudo isto funciona na virtualidade, já que a realidade obriga à sua aquisição. Tem apenas de clicar nos links deste parágrafo, desde as composições mais básicas, do tipo Titanium ou Black, ambos de maior disponibilidade, de um lote máximo de 126 peças cada. Mais exclusiva é a versão Rose Gold, com chassis em ouro rosa de 18 quilates, sendo apenas 72 os exemplares a que se poderá candidatar, ainda assim uns quantos mais do que os 52 da variante Baguette White Diamonds (deste não há vídeo disponível), acrescentando um set de diamantes incrustados.
Segue-nos no Instagram
Já o exclusivismo absoluto atinge-se com o Bugatti Chiron Tourbillon Baguette Black and Orange Sapphires, num exemplar único! Sobre uma estrutura em ouro branco de 18 quilates, agrupam-se nada menos do que 190 diamantes brancos, 109 safiras negras, mais 42 em cor de laranja, a que se juntam 60 outras, igualmente negras, a cobrir as coroas e os botões de pressão. De acordo com as informações disponíveis, o seu valor de referência rondará os 460.000 €, cerca do dobro de um básico Titanium. Havendo apenas um, é uma questão de tempo até se juntarem mais um, dois ou três zeros… à direita!
Conheça-o neste vídeo resumo:
Ah, sim… aqui na Garagem tudo o que queremos é ajudar, pelo que, se eventualmente estiver a pensar adquirir um qualquer destes exemplares, deixamos-lhe aqui o tutorial de como o explorar na sua plenitude. Nunca se sabe!
Fotos: Oficiais / Bugatti, Jacob & Co.