Bugatti Baby II, muito mais do que uma simples miniatura
Muitos foram os pontos altos da celebração dos 110 anos da Bugatti, icónico construtor francês que, no âmbito dessa importante marca histórica, criou – como é hábito nestes contextos – edições comemorativas exclusivas, como o Chiron Sport “110 ans Bugatti”. Mas outra viatura houve que concentrou as atenções, não tanto pela sua imponência, mas mais pela sua (relativa) pequenez e simplicidade: o Bugatti Baby II.
Depois de, no Salão de Genebra de 2019, ter mostrado ao mundo uma recriação do icónico Bugatti Baby impresso em 3D, viria a desvendar uma versão real do dito, a produzir em 500 unidades, em miniatura à escala de 75% do modelo original, o icónico Type 35 Lyon Grand Prix de 1924, para que pudesse ser efectivamente conduzido, por adultos e crianças. Esgotaram no espaço de três semanas!
Para o criar, a marca de Molsheim – em França, sendo território italiano à altura da sua fundação – contou com a colaboração da britânica The Little Car Company, partindo não só da excelente base do Type 35, mas inspirando-se num outro “Baby” original, uma proposta à escala de 1:2, viatura que Ettore Bugatti, a meias com Jean, o seu filho mais velho, construíram em 1926 para o 4º aniversário do caçula Roland. O sucesso registado à altura entre amigos e outros interessados foi tal, que viriam a ter de o replicar ao longo de uma década, em igual lote de 500 exemplares, dos quais existirão hoje cerca de 120.
Por isso, também se decidiu fazer 500 unidades do “Baby II”, pequenas viaturas (2,8 m de comprimento e 1 de largura) que a The Little Car Company começou a produzir em 2019, estando a ser um pouco mais rápidas as entregas aos seus exclusivos e secretos proprietários de todo o mundo, as primeiras das quais na Bélgica, no Dubai, ainda feitas em 2020 e em embalagem própria, seguindo-se outras, num processo que se alastra por todo o presente ano.
Diferença principal entre o desportivo Type 35 de 1924, o “Baby” de 1926 e esta versão mais recente é, naturalmente e para além das referidas dimensões, a mecânica, com o Baby II a recorrer a um moderno bloco eléctrico com baterias de lítio, entre um pack de 1,4 kWh ou outro de 2,8 kWh, e travagem regenerativa, para uma autonomia estimada em 30 km. O Baby II conta com tracção traseira e dois “Modos de Potência” seleccionáveis: um “Child Mode” de 1 kW e velocidade limitada a 20 km/h, e outro “Adult Mode”, com 4 kW, para uma velocidade máxima de 45 km/h. Acresce, consoante a versão escolhida, uma “Speed Key” (semelhante à solução presente no Chiron), para um kick adicional de 10 kW, desactivando o limitador de velocidade, associado a um diferencial de acoplamento viscoso, que permite aos condutores explorarem devidamente o binário atribuído às rodas traseiras.
Idênticas são as jantes de oito raios em liga leve, agora em pneus Michelin, bem como o eixo da frente em tubagem oca, a suspensão traseira e o registado mecanismo da direcção. No interior mantém-se o clássico volante de quatro raios, frente a um painel de instrumentos em alumínio, tipicamente Bugatti, com uma pequena diferença, face ao Type 35: a substituir o tacómetro e os mostradores de pressão de óleo e combustível, o Baby II tem um velocímetro, indicador do nível da bateria e outro de potência, solução estreada no Veyron, mantendo-se o relógio usado para medição da performance em competição. A bomba de pressão de óleo foi replicada mas integra agora o controlador da caixa automática de velocidade única.
Todas as unidades mantêm, à escala, a buzina, retrovisor traseiro, travão de mão, faróis e roda de substituição presa na lateral, uma placa numerada e o tradicional badge Bugatti, integrando 50 gramas de prata sólida, tal como no Chiron. Acresce ao pacote, equipado com travões hidráulicos específicos, um controlo remoto que, à distância de 50 metros, imobiliza o Baby II caso um condutor menos experimentado se sinta, digamos, mais inspirado e comece a disparatar!
Aos clientes foram propostas três versões do Baby II, complementares e diferenciadas pela concepção da carroçaria: Base (materiais compósitos), Vitesse (fibra de carbono) e Pur Sang (em alumínio), acrescendo às duas últimas o pack “Speed Key” como equipamento de série. Em termos de cores, a base de partida é o icónico French Racing Blue, com interiores em pele preta, mas os diferentes clientes puderam optar por outras composições visuais, fossem da palete de cores do Chiron ou de outros conceitos mais vintage, que têm feito a história da Bugatti.
Já agora, visita-nos no Instagram e segue-nos.
Em 2019, o intervalo de preços para um Bugatti Baby II situava-se entre os 30.000 € e mais de 60.000 €, acreditando-se que, entretanto, alguns exemplares tenham ascendido a montantes mais interesantes, num conjunto de peças de colecção que, pela sua exclusividade, depressa exponenciarão o seu investimento inicial.
Convidamo-lo, agora, a assistir no Youtube da Bugatti aos 6 Capítulos desta deliciosa história em redor do conceito Bugatti Baby original e do seu herdeiro, agora (re)criado.
Fotos: Oficiais / Bugatti