Irreverente Citroën AMI já tem preços de referência
Ainda não foi desta que o muy alternativo e 100% eléctrico Citroën AMI viu chegar ao mercado um rival digno desse termo, apesar de muitos terem pensado nesse potencial concorrente quando, há dias, surgiu a hipótese da francesa Renault se ter associado à sueca IKEA, levando à criação do Höga, no que, afinal, se revelou ser uma tese de design.
Passado o susto, a muito real mini-proposta da marca do double chevron continua, assim, a preparar a sua chegada aos diversos mercados, Portugal incluído. Maioritariamente concebido com recurso a materiais compósitos reciclados, o pequenino AMI – tem 1,39 m de altura para um comprimento de 2,41 m – aposta numa configuração sui generis, praticamente simétrica entre a traseira e a frente e as suas laterais esquerda e direita: os seus pára-choques são verdadeiramente iguais, tal como as portas e painéis interiores, com a particularidade de abrirem em direcções opostas!
Recarregável em qualquer tomada doméstica de 220 V em apenas 3 horas – na prática, o mesmo tempo de um vulgar smartphone – ou num posto de carregamento público ou numa wallbox, alcança uma velocidade máxima de 45 km/h e tem uma impressionante autonomia de 75 km, números mais do que suficientes para uma utilização urbana, onde se irá sentir como peixe na água.
Veículo do tipo quadriciclo ligeiro (tipo “L6e”), o AMI pode ser conduzido, por cá, por maiores de 16 anos, com carta da categoria “B1”. Novidade é o facto de já poder ser configurado no portal da marca, onde lhe são pré-anunciados PVP entre os € 7.350 e os € 8.710, consoante a personalização escolhida, 6 nesta fase, a partir do básico AMI AMI: AMI Orange, Khaki, Grey e Blue, a que se juntam as versões AMI Pop e AMI Vibe. Por anunciar estão os preços finais para a sua aquisição através de leasing ou outras soluções de crédito. Acrescente-se que, muito em breve, a gama de passageiros AMI ver-se-á alargada a uma versão mista, o My AMI Cargo, sendo que o “quando chega” e o “quanto custa” ainda estão por anunciar.
Fotos: Oficiais / Citroën