Rolls-Royce Boat Tail, o pináculo da personalização do luxo
Conhecida, entre outros, pelos produtos de excelência que desenvolve e cria para um patamar de clientes na alta esfera do luxo e requinte, adequando cada modelo aos gostos, necessidades, extravagâncias e carteiras individuais, a Rolls-Royce acaba de dar novo passo em frente nesse domínio da diferenciação e das encomendas individualizadas, desvendando ao mundo o conceito “Boat Tail”.
Concebido pela Rolls-Royce Coachbuild, área que assume, agora, uma ainda maior importância no seio do construtor britânico, o Rolls-Royce Boat Tail de 2021 representa uma exploração colaborativa do luxo, design e cultura entre a marca e a especificidade das encomendas dos seus clientes, a quem é incentivado expressarem a potente evocação das suas preferências pessoais, levando à criação de viaturas que, pela sua essência, se tornam exemplares únicos. Evolução do “Sweptail”, apresentado em 2017, com reminiscências do conceito original de 1932, este novo sublimar da personalização é resultado de um trabalho de quatro anos, percorrido em conjunto entre a marca e três dos seus clientes – naturalmente que os nomes se mantêm no segredo dos deuses – numa real interpretação da temática do luxo, associada ao mundo da náutica.
Esta criação a céu aberto de quase 6 metros de comprimento, pintada num hipnotizante tom azul, destaca-se não só pelo amplo tejadilho em lona, mas muito em especial pela secção traseira com claros reflexos desse universo marítimo, numa espécie de deck de uma lancha que é, afinal, uma dupla tampa – se é que podemos ser assim tão simplistas – de uma bagageira que, uma vez aberta em modo borboleta, desvenda conteúdos que muito dificilmente encontraríamos noutro automóvel: de um lado um mini-frigorífico para garrafas de champanhe, com todo o conteúdo inerente (saca-rolhas, flutes, guardanapos com monograma, etc), do outro um set de louça e talheres, mais um conjunto de bancos desdobráveis, uma mesa de apoio e… um chapéu-de-sol!
Noutros pontos desta astonishing creation estão os habituais elementos que se esperam num Rolls-Royce, em especial no interior que, ecoando o azul exterior, assume tons complementares, inerentes aos materiais nobres, das mais finas madeiras aos alumínios, brilhantes e polidos, passando por elementos guilhochados, do luxo francês. Acresce ao conjunto um relógio BOVET 1822, especificamente concebido para esta encomenda, e uma caneta Montblanc, guardada num estojo em alumínio no porta-luvas, entre outros mimos.
Sob o enorme capot do Rolls-Royce Boat Tail, na extremidade do qual brota a icónica estatueta “Spirit of Ecstasy”, esconde-se o bloco V12 de 6,75 litros twin-turbo (563 cv) do modelo Phantom, parte de um conjunto assente na nova plataforma Architecture of Luxury da marca. Com um preço de referência em terras de Sua Majestade na ordem dos 20 milhões de libras, esta poderosa lancha sobre rodas poderá, em breve, fazer-se ao oceano das estradas do planeta. Veja-o mais em pormenor aqui.
Fotos: Oficiais / Rolls-Royce