Torre Eiffel em modo ecológico com emissões zero
Pelo menos durante o evento “Paris de l’hydrogène” organizado pelo Energy Observer. Para iluminar o conhecido monumento com a cor verde, utilizaram o gerador de célula de combustível a hidrogénio GEH2®.
Não é todos os dias que vemos a Torre Eiffel “pintada” de verde. E não, não foi pela vitória do Sporting do campeonato nacional de futebol… ou da liga dos campeões de futsal… e hóquei… ou o campeonato nacional de basquete… nada disso. Foi, isso sim, para assinalar a iniciativa que pretende chamar a atenção para a tecnologia de pilha de combustível e para o hidrogénio como possível fonte de energia limpa para o futuro.
Não só a torre foi iluminada com recurso ao gerador GEH2® – desenvolvido pela Energy Observer Developments (EODev), uma start-up que tem a Toyota como investidora – como toda a “vila” do Energy Observer aos pés da torre também usou a energia gerada por ele.
A tecnologia de célula de combustível a hidrogénio está a começar a ganhar força, mas ainda é preciso algum tempo para saber se será algo que, primeiro, os clientes queiram e, segundo, os governos apoiem. Ainda assim, já existem produtos que fazem uso desta tecnologia. O carro Toyota Mirai, o autocarro urbano produzido pela portuguesa CaetanoBus, um extensor de autonomia marítimo REXH2® e também o gerador que estava a fornecer energia a este evento, o GEH2®, ambos produzidos e desenvolvidos pela start-up EODev.
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