Chama-se Nevera e vem desafiar tudo aquilo que conhecemos
A Rimac apresentou o seu novo hipercarro eléctrico e baptizou-o de “Nevera”, como a tempestade mediterrânica que atravessa a Croácia. Será o mais potente, o mais rápido e o mais evoluído do mundo.
Do início do pojecto, passando pelos protótipos C_Two ao veículo de produção Nevera passaram 4 anos. Muitas horas de trabalho, de reuniões, de desenvolvimento de tecnologias, de testes… e repetir tudo muitas vezes. O desenvolvimento de um carro novo não é fácil, mas torna-se especialmente difícil quando estamos a falar de um que tem ambições muito grandes.
O melhor de todos
Basicamente, é isso. A Rimac quis desenvolver o melhor carro do mundo. E eléctrico, como são desde o início. Para isso não bastava dar-lhe muita (mas muita) potência. É preciso que a entrega da potência seja eficiente, que os pneus aguentem a tracção, que a bateria consiga disponibilizar as quantidades enormes de energia e tenha uma óptima autonomia, e que consiga fazer isso tudo enquanto é um carro fácil de usar no dia-a-dia.
Mate Rimac, o CEO e fundador da empresa, quer que este caro seja utilizado no quotidiano. Que não seja mais um daqueles que fica estacionado na garagem ou, pior, no museu, e que se conduza só em momentos especiais. Os carros são feitos para andar, ainda mais os especiais.
Para isso deu-lhe materiais de qualidade no habitáculo, boa construção, ergonomia e muita tecnologia. Daquela para o dia-a-dia e daquela para os dias de pista.
Revejamos os números
4 motores eléctricos, um em cada roda. Vectorização real de binário. Binário, esse, que é de 2360 Nm. Um número absurdo que é difícil de compreender para um carro de produção e homologado para as estradas do mundo inteiro. A potência chega a uns incríveis 1.4 MW, algo como 1914 cavalos e a performance em linha recta (acredito que nas curvas também se porte muito bem) é estonteante: 1,97 segundos dos 0-100 km/h, 9,3 segundos até aos 300 km/h e 412 km/h de velocidade máxima.
É certo que as acelerações são em piso especial e descontado o “foot” inicial, como indicam as regras das drag races. Mas ninguém duvida que em condições normais também não seja impressionante. Alias, vai ao canal de YouTube da Carwow para veres o Matt e o Mate a competirem numa estrada normal e vais perceber que os valores andam muito, mas muito próximos disto. E o que impressiona mais nem são as acelerações estáticas, mas as recuperações. Absolutamente incrível!
A bateria tem 120 kW de capacidade, é capaz de carregar dos 0 aos 80% em 22 minutos e os testes inicias da Rimac indicam uma autonomia superior a 550 km.
Preço? Se tens de perguntar…
Eu nem quero saber do preço. É mais provável ganhar o euromilhões do que alguma vez ter um. E nem é pelo preço, porque se ganhasse o euromilhões já teria capacidade. Isto deve ter uma lista de espera tão grande que quando chegasse a minha vez o Nevera já era carro de aluguer numa empresa de renting qualquer. O que eu peço é que, quem tenha possibilidade de o comprar, que o faça imediatamente. Por duas razões: primeiro, porque o carro é incrível. Segundo, porque está a apoiar o desenvolvimento de tecnologia que nos vai beneficiar a todos dentro de poucos anos. Bem vindo, Nevera.
Já agora, visita-nos no Instagram e segue-nos.