Os carros mais baratos de cada marca em Portugal
Aqui não entram carros acima de 50 mil euros. Parece-me óbvio, dado o tema do artigo. Ainda assim, é também claro que alguns dos automóveis mais baratos aqui incluídos pouca ou nenhuma importância terão para quem está no mercado à procura do seu próximo meio de transporte pessoal em forma de automóvel. Isto porque mesmo com preço abaixo de 50 mil euros, alguns estão ainda longe das possibilidades de muitos compradores.
São poucas as pessoas que conseguem viver sem o automóvel e cada vez menos aqueles que têm coragem de o admitir, não vá tal comentário ferir os ideais eléctricos – ou movidos por uma pedaleira – de algum familiar, amigo ou amigo do amigo que possa também estar presente no momento da conversa. De qualquer forma, seja por necessidade ou gosto, a escolha de um novo automóvel é muitas vezes decidida pelo factor preço. Talvez o segundo de maior importância, depois do design/ imagem de marca.
E num país como o nosso, onde é difícil escolher os adjectivos para caracterizar a carga fiscal aplicada sobre o automóvel, mais sentido faz falar dos carros mais baratos que cada marca disponibiliza. E no meio dos 31 modelos/versões que identifiquei, há carros para todos os gostos, inclusivamente eléctricos, para evitar o desconforto naquelas situações em que não tens coragem de dizer que ainda conduzes um automóvel térmico.
Clica aqui e faz o download grátis da revista da Garagem
E o mais barato de todos é, preparem-se, eléctrico. Aos olhos de muitos, não é sequer um automóvel. E é igualmente com muito prazer que discordo dessa opinião. Não só é um automóvel – de performance limitada, reconheço, mas ajustada às necessidades e àquilo a que se propõe – como é, para mim, um dos eléctricos que mais sentido faz. Falo do giríssimo Citroën Ami, proposto a partir de 7.350 €.
Para os fãs de SUV, são 7 as marcas que os propõem como modelos de acesso às suas gamas. E para quem nada quer com eles, são 4 as marcas a propor modelos familiares compactos como o mais barato da sua gama, 8 as que apostam no segmento A e 9 as que apontam ao sempre muito procurado segmento dos utilitários. Até aos 10 mil € existe uma outra proposta, bem mais convencional, para além do divertido Ami. Dos 10 mil aos 20 mil €, contabilizámos 13 modelos, e entre 20 mil e 30 mil € quase outros tantos, um total de 12 modelos. Acima dos 40 mil €, são propostos dois SUV premium como os modelos mais baratos das respectivas marcas. Escolhe e partilha connosco qual o teu preferido. Para quem me conhece, não será difícil perceber quais os meus eleitos.
Nota 1: preços comunicados nos sites oficiais das marcas à data da publicação deste artigo
Nota 2: as fotografias podem não representar as versões consideradas para este artigo