Audi apresenta o Q4 e-tron com ambições de muito sucesso
Assim que o desvendaram esgotaram logo as primeiras unidades do Q4 e-tron para Portugal. A continuar assim, o novo SUV eléctrico do segmento C da Audi arrisca-se a ser um sucesso.
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Fomos conhecer o novo Audi Q4 e pelo que deu para perceber, o sucesso é bem capaz de estar garantido. Antes de mais, o carro tem um estilo que vai agradar à grande maioria do público. É um SUV, tem excelentes proporções, um desenho cheio de pinta e um traço inconfundivelmente Audi.
Depois, faz parte de uma estratégia grande do grupo Volkswagem para a electrificação e neutralidade carbónica para os próximos anos. Estratégia, essa, que envolve não só a produção de novos modelos eléctricos, como a própria produção de baterias e conseguir, não só, baixar as emissões, como também o preço dos veículos. É esperado que dentro de 3 a 4 anos o sector consiga preços muito parecidos aos dos carros com motores térmicos.
Q4 e-tron
Ainda sem o conduzir, e só analisando os dados e especificações, fiquei com a ideia de que é uma excelente proposta. Mesmo, até, na versão de entrada, a 35, com 125 kW de potência e uma bateria para pouco mais de 320 quilómetros de autonomia. São praticamente 45 mil euros com bastante equipamento de série. Mas a melhor opção é, sem dúvida, a 40, com 150 kW e uma bateria para cerca de 520 quilómetros. É verdade que custa mais 7 mil euros e o motor é o mesmo (com a potência ajustada pois a bateria assim o permite e o mesmo binário de 310 Nm) mas a bateria é maior, com mais autonomia, o que justifica, para a marca, o acréscimo de preço.
No topo da gama, por enquanto, há o 50 quattro, com duplo motor e potência combinada de 220 kW e os mesmo 520 km de autonomia. A vantagem? Tração integral e vectorização de binário por mais 5 mil euros. Será mais para aqueles clientes que querem o mais caro. As baterias carregam bastante rápido, dentro do que é o normal na indústria, podendo atingir 80% em cerca de meia hora e 130 km de autonomia em pouco mais de 10 minutos, para “desenrascar” se for necessário. Sendo a Audi parte do grupo VW, há acesso a um cartão com mensalidade (oferta do primeiro ano) que permite preços muito competitivos na utilização da rede de super-carregadores Ionity.
Ao nível do exterior, destaque para a assinatura luminosa dos faróis dinateiros em LED que se pode personalizar entre 4 modos, e para as jantes que vão das 18 às 21 polegadas. Há, também, a possibilidade de escolher a versão estética S-Line, como é tradicional na marca, por cerca de dois mil e tal euros. Não adiciona assim tanto quanto se poderia estar à espera, embora, acredito, dê acesso a uma maior personalização. Para Setembro chegará a outra carroçaria, Sportsback, por aproximadamente mais 2000€. Tem mais 8 km de autonomia graças a uma melhor aerodinâmica, e uma mala 15 litros maior.
O grande trunfo deste Q4 e-tron, para além da estética exterior e interior – em linha com a restante gama Audi – é a relação preço/qualidade-especificações. Entre os concorrentes, consegue um preço mais baixo para uma autonomia muito boa e para um carro com imensa qualidade e um óptimo posicionamento.