Microlino 2.0 com 3º protótipo e prepara-se a produção
Depois de apresentar o concept em Fevereiro do ano passado, a MICRO começou a desenvolver a versão de produção. Este mês apresentaram o 3º concept e começaram as preparações para produção.
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Microlino
Tudo começou em 1997, na Suiça, quando o fundador da empresa, Wim Ouboter, re-inventou a trotinete moderna. Foi um sucesso imediato, com vendas diárias superiores a 80.000 unidades no primeiro ano! Esta visão de mobilidade é aquilo que move a empresa e que a fez desenvovler o Microlino. Acreditam que a mobilidade deve ser adequada ao dia-a-dia e ao estilo de vida urbano das pessoas. Para quê usar o carro para distâncias curtas? Daí que, em 2016, apresentaram, em Genébra, o Microlino. Um carro muito similar ao velhinho BMW Isetta, mas eu quase tudo bastante diferente. Sim, entra-se pela frente do carro e, sim, tem espaço para uma pessoa e, com sorte, uma garrada de água, das pequenas. Mas as similaridades acabam aqui,
Eléctrico, claro!
Primeiro, porque tem 4 rodas. Dá jeito, mesmo que não pareça. Depois – e aqui, sim, a grande diferença – é eléctrico. Mais concretamente, um motor de 11 kW de potência e 100 Nm de binário, capaz de atingir uma velocidade máxima de 90 km/h e demora, apenas, 5 segundos dos 0 aos 50 km/h. Para isto, contribui um peso-pluma de 513 kg e duas opções de bateria. Uma capaz de 125 ou 200 km de autonomia.
Um carro que, para além de performance mais do que suficiente para o dia-a-dia (especialmente tendo em conta a fantástica autonomia) custa cerca de 12.000€. Sim, leste bem. Por cerca do mesmo valor de uma mota de gama média, tens um carro que tem capacidade para duas pessoas num banco corrido (e mais 3 três caixas de cerveja, como dizem no site), 220 litros de bagageira, com tejadilho retráctil e de fácil acesso. Eu até acho estranho este carro não ter investimento da Vitorinox, porque este é o canivete suíço dos carros.
Produção
A marca anunciou que já terminou de desenvolver mais de um terço das ferramentas de produção do chassis e carroceria e que criou, em conjunto com a marca parceira CECOMP, a empresa Microlino Italia, que será responsável pela produção em La Loggia, Turim. Ainda não há data para inicio da produção e primeiras entregas, mas não deve faltar muito para se começarem a ver os Microlino 2.0 na estrada. E espero que sejam muitos, porque a mobilidade eficiente, tanto ao nível do consumo energético como ao nível de espaço, é importante para uma vivência cada vez mais ecológica e económica em todos os sentidos.