Novo Citroën C3 Aircross: ai sai fora de estrada, sai!
A Citroën apresentou o renovado SUV C3 Aircross e podemos afirmar que é um produto muito completo com óptimas capacidades fora de estrada.
Já agora, visita-nos no Instagram e segue-nos.
Direcção Estremoz
Saímos da sede da Stellantis, em Lisboa, em direcção ao Alentejo, para ficarmos a conhecer o renovado Citroën C3 Aircross, a proposta SUV do segmento B da marca francesa. A hora não era a mais matinal e o calor já se começava a fazer sentir. Felizmente o C3 Aircross é um carro novo, com todas as tecnologias actuais e modernas e uma que, apesar de não ser recente – é, alias, bastante antiga – funciona infinitamente melhor do que a do meu carro: o ar condicionado. No meu carro parece que tenho um soprador de folhas, cansado, que por acaso até parece dar ar fresco… só de uma conduta. Das outras sai ar quente. Não me perguntem!
A primeira parte do ensaio dinâmico levou-nos por estradas nacionais e fez-nos chegar a Estremoz. Pelo caminho atravessámos algumas localidades, sendo que algumas tinham piso empedrado, irregular, e o C3 Aircross portou-se bastante bem. Mesmo com uma suspensão tradicional, o conforto não sai a perder. Os bancos são os novos Advanced Comfort, com uma espuma de alta densidade de 15 mm, presentes em todas as versões, que conseguem absorver as irregularidades e deixar-nos muito confortáveis. A nível da ergonomia, tanto a posição do condutor, como os bancos, o volante e os comandos permitem que a condução seja boa a todos os níveis. Tudo “à mão”, simples de utilizar, e com alguns botões físicos que servem de atalhos. É assim mesmo.
Chegando lá…
Ficámos a perceber a estratégia da marca para este modelo. Algo urbano, naturalmente – não fosse essa a utilização maior que os clientes destes carros lhes dão – mas com uma vontade de que o público veja no C3 Aircross uma solução que dê para as aventuras da vida. Off road? Perfeito. Não é para andar a trepar dunas, mas no percurso de fora de estrada que fizemos foi surpreendente ver um “carrinho” destes a portar-se incrivelmente bem. O sistema Grip Control ajuda-nos vários tipos de piso, bem como o auxílio para as descidas mais íngremes, mas no geral, não houve buraco, valeta, subida e descida que ele não tivesse trilhado na boa. Ah! Antes deste percurso, ainda comemos à boa maneira alentejana. Obrigado, compadres!
O design sofreu… quer dizer, não sofreu nada, coitado. Está diferente! Que raio de expressão. A frente está quase toda diferente, com mais ângulos e menos arredondada, novos faróis e um pára-choques com um aspecto mais robusto. Na traseira, o mesmo. Apesar destas mudanças, o carro continua a ter um aspecto divertido (fun, para os que gostam de usar expressões inglesas que também temos em português) e robusto.
A tecnologia disponível neste C3 Aircross é transversal ao que existe no segmento e as vantagens, assim à primeira vista, são a habitabilidade/conforto e o espaço e luz interiores. Os motores são os 1.2 litros PureTech, a gasolina, com 110 cavalos e caixa manual ou 130 com caixa automática e o 1.5 litros BlueHDi, a gasóleo, com 110 cavalos e caixa manual ou 120 com caixa automática . Os preços começam nos 19.307€ e vão até aos 27.357€, com 5 níveis de equipamento, com o “C-Series” a ser, talvez, o mais equilibrado. Podes ainda aproveitar uma campanha de desconto de 3.100€ para clientes particulares.