Uma autoestrada para lado nenhum está a ser feita no Montenegro
A canção “Road to Nowhere” dos Talking Heads já o anunciava e os montenegrinos não sabiam, pois estão, efectivamente, a construir uma estrada para lado nenhum. O plano é ambicioso, mais ainda quando considerados os custos inerentes, e envolve ligar a cidade costeira de Bar, no Adriático, à vizinha Sérvia. Para o colocar em prática, recorreram à empresa estatal chinesa China Road and Bridge Corporation.
Até aqui tudo bem, mas o pior vem agora. Para poder contratar a CRBC, o governo de Montenegro contraiu empréstimos, igualmente na China, endividando-se com o intuito de completar a autoestrada com cerca de 440 quilómetros. Mas a falta de visão e capacidade de análise revelou-se agora, depois de iniciados os trabalhos, quando simplesmente o dinheiro chegou ao fim. Nem há para pagar a dívida, nem para terminar o ambicioso projecto.
Clica aqui e faz o download GRÁTIS da Revista Garagem
O número em causa é até bastante redondo e fácil de decorar, cerca de mil milhões de dólares. Coisa pouca, portanto. Para ajudar à festa, o acordo assinado dá à China o controlo sobre parte do território montenegrino no caso de a dívida não ser paga, bem como o poder de decisão final a um tribunal chinês. Ouch!