Ford E-Transit: à prova de tudo e mais alguma coisa!
O plano era bastante claro: simular 10 anos de utilização intensa e trabalho árduo em apenas 12 semanas. Foi esse o desafio – ou por que não, tortura – a que o novo Ford Transit 100% eléctrico foi submetido para o colocar à prova antes do início da sua carreira comercial, agendada para o início do próximo ano.
Ambas as versões, furgão e chassis cabina, foram testadas nas instalações da Ford na Europa e nos Estados Unidos da América, onde foram submetidas a calor, frio e altitude extremas na Câmara de Testes Ambientais da Ford em Colónia, na Alemanha, aos pisos de teste degradados e acidentados do Centro de Testes de Lommel, na Bélgica, bem como enfrentaram as condições de condução exigentes do rigoroso Inverno do estado do Michigan, no outro lado do Atlântico.
O objectivo é garantir que a versão eléctrica do furgão de mercadorias mais vendido do mundo é tão resistente quanto as versões equipadas com motor térmico, totalizando cerca de 240 mil quilómetros de árduos testes. A durabilidade das baterias foi, também, testada através de inúmeras passagens por zonas com lama e sal, simulando as condições que irá, inevitavelmente, enfrentar durante o Inverno. A fiabilidade do motor eléctrico foi comprovada através de uma utilização contínua durante 125 dias.
Noutra fase, o E-Transit será, igualmente, colocado à prova em extensos testes a realizar no fim do ano com clientes e profissionais dos mais variados sectores de actividade. O novo E-Transit faz parte de um investimento de 30 mil milhões de dólares da Ford em veículos electrificados a realizar até 2025, sendo que até 2024 a sua gama de veículos comerciais será totalmente composta por modelos com capacidade de zero emissões, sejam eléctricos ou híbridos plug-in.