A visão da Fiat com o spot “The British… no, the Italians are Coming”
Nunca a Fiat pensou que o spot de televisão que a sua agência de publicidade desenvolveu há oito anos para o mercado norte-americano, aquando do lançamento do 500L do lado de lá do Atlântico, se adequasse tanto ao que ontem aconteceu em Wembley, com a conquista por parte da Squadra Azzura do título de Campeã Europeia de Futebol masculino, infligindo uma derrota à equipa da casa.
Mas o facto é que, passado este tempo, o “The British are Coming” volta a servir que nem uma luva os propósitos da marca, conclui Olivier François, CEO da Fiat & CMO do grupo Stellantis, em vésperas dessa Final do Euro 2020. “Quando, em 2013 fizemos o anúncio ‘The British are Coming’ para lançarmos o novo 500L na América, não esperávamos que, anos mais tarde, se tornasse num vídeo viral, favorito de tantos. Na altura, o anúncio teve muito sucesso nos EUA, gerando milhões de visualizações, mas o que o tornou numa referência em termos de comunicação foi a forma como veio a ser reutilizado por tantas pessoas. O filme original gerou não só vídeos caseiros, naturalmente editados e partilhados com milhões em diferentes contas de Youtube, via WhatsApp e de múltiplas outras redes sociais.”
O “The British… no, the Italians are Coming” (“Os ingleses… não, os italianos estão a chegar”) tornou-se no enredo de dezenas de novas histórias, sendo que até a Prada o utilizou para promover os sucessos na Copa América, voltando de novo à baila, com o jogo que ontem à noite colocou frente a frente as selecções de Itália e Inglaterra, no Estádio de Wembley, num mesmo dia, onde um italiano, de seu nome Matteo Berrettini, chegou pela primeira vez na história do ténis italiano, à Final Masculina do Torneio de Wimbledon. Mas aqui o sucesso ficou para o sérvio Novak Djokovic, pela sexta vez na história do evento, garantindo-lhe o 20º título em provas do Grand Slam.
“O ‘The British/Italians are Coming’ pode estar a caminho de se tornar um dos anúncios mais reutilizados na história da comunicação, e estamos orgulhosos pelo modo como faz ecoar o modo como a Fiat consegue, de um modo simples, manter-se numa marca relevante frente a uma tão grande audiência”, acrescentou Olivier François, terminando a referência gritando um impactante “Forza Azzurri“! E não é que funcionou?
Fotos: Oficiais / Fiat