Mercado automóvel 2021: os números, os modelos e as curiosidades
Segundo os mais recentes dados divulgados pela ACAP, a Associação Automóvel de Portugal, o mercado automóvel nacional registou uma queda de 34,1% no primeiro semestre de 2021, quando comparado com período homólogo de 2019. Por outro lado, tem-se registado um crescimento mensal, desde o passado mês de Abril, quando feita a comparação com igual período de 2020.
No entanto, segundo a ACAP, o crescimento não reflecte a actual situação do sector e por isso, tal como noutros países, é essencial fazer-se uma comparação com o ano de 2019. Não só a pandemia explica a presente situação, um mau momento também explicado pela crise que afecta a indústria devido à disponibilidade de alguns componentes essenciais que justificam alguma falta de produto para ser comercializado.
Em Junho de 2021, foram registados 22.232 veículos em Portugal, menos 25,3% que no mesmo mês de 2019, mas mais 62,5% quando comparado com Junho de 2020. Já no primeiro semestre de 2021, foram registadas 99.322 novas matrículas, uma quebra de 34,1% relativamente a 2019, mas um crescimento de 27,3% relativamente ao ano passado.
A marca que mais vendeu em Portugal no primeiro semestre de 2021 foi a Peugeot, seguida pela também francesa Renault, numa luta nacional que continua acesa. A fechar o pódio surge a Mercedes-Benz, já distante da dupla gaulesa, mas com a rival alemã BMW a segui-la de perto. A quinta marca mais vendida foi a Citroën, seguida dos gigantes Toyota e Volkswagen. O oitavo lugar é ocupado pela SEAT, o nono pela Hyundai e o top 10 fecha com a Opel.
(Rei)nault Captur lidera
Relativamente a modelos, o mais vendido foi o Renault Captur, crossover que, com 3613 unidades registadas nestes primeiros seis meses do ano, superou inclusivamente as vendas totais da Hyundai e da Opel. O segundo modelo mais vendido foi outro Renault, o Clio, seguido de perto pelo par de leões, 208 e 2008, com a Mercedes-Benz a colocar o seu Classe A no quinto lugar. Francês é, igualmente, o sexto lugar, ocupado pelo Citroën C3, utilitário a que segue o BMW Série 1 e o Toyota Yaris. O nono lugar foi conquistado pelo FIAT 500 e o décimo pelo SEAT Ibiza.
Considerando os 50 modelos mais vendidos nestes seis meses recentemente “fechados”, a Peugeot e a BMW foram as marcas que mais nomes colocaram neste grupo, com cinco cada uma. A Mercedes-Benz colocou quatro modelos na lista e a também alemã, Opel, outros dois. As restantes marcas do top 10 nacional do primeiro semestre, colocaram três modelos entre os 50 mais vendidos em Portugal. Destes 50, dezasseis são SUV ou crossovers, ou seja, praticamente um terço.
Hyundai, a marca que mais cresceu nos últimos seis meses
Voltando às dez marcas mais vendidas entre Janeiro e Junho de 2021, a que mais cresceu foi a Hyundai, com uma subida de 53,6%. Com crescimento acima dos 50%, estão, igualmente, a Toyota e a Volkswagen. Considerando apenas o mês de Junho de 2021, a Opel regista a maior subida entre as dez primeiras classificadas do semestre, com 244% de crescimento. Mais abaixo na tabela-resumo de 2021 da ACAP, são vários os destaques a fazer. Desde logo, a Porsche, marca de desportivos que com 377 automóveis vendidos, superou nomes como a Mazda e a Honda. Também a Cupra merece uma especial menção, com 199 veículos matriculados, bem como a Bentley, a Aston Martin, a Ferrari e a Lamborghini, com quinze viaturas vendidas, no caso das duas primeiras, e treze e dez, respectivamente, para ambos os símbolos italianos.
Já agora, visita-nos no Instagram e segue-nos.
Outras pequenas curiosidades do mercado incluem, por exemplo, o facto de se terem vendido tantos Tesla Model 3 quanto SEAT Leon e o mesmo número de BMW Série 2 e de Nissan Qashqai. A Mercedes-Benz entregou, também, o mesmo número de carros que a Opel, no caso do Astra, igualdade que se estende às duplas SEAT Ateca e 508 da Peugeot, Opel Mokka e Volkswagen Tiguan, BMW X5 e Cupra Formentor, BMW X4 e Porsche 911, BMW iX3 e Kia Ceed, Citroën C-Elysée e Dacia Lodgy, Skoda Kodiaq e Volkswagen ID.4, bem como aos trios Audi Q3, Mazda CX-30 e Mitsubishi Outlander, Honda Civic, Range Rover Evoque e Skoda Fabia. E isto apenas para mencionar algumas coincidências.
Fonte: ACAP