Novo FIAT 500: Três perfeitos “10” nos testes Green NCAP
A Green NCAP, entidade independente que avalia a performance ambiental dos novos modelos – à semelhança da avaliação da Euro NCAP no domínio da segurança – acaba de atribuir uma nota de 5 estrelas ao Novo FIAT 500, depois do mesmo ter garantido 3 notas perfeitas de 10 pontos (em 10 possíveis) nos 3 critérios desta avaliação de contornos verdes.
Devido às características próprias dos modelos com mecânica 100% eléctrica, dois deles – “Limpeza do Ar” e “Gases de Efeito de Estufa”, relativos aos elementos poluidores emitidos – são mais facilmente atingidos, algo que já não se mostra tão fácil em termos do “Índice de Eficiência Energética”, que está a ganhar maior relevância entre todos, já que, mesmo integralmente a electricidade, nem todos aproveitam esse recurso e o que dele decorre na sua plenitude.
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Algo que o popular, agora em geração 100% ligada à tomada, citadino da marca italiana faz, com distinção, com um pleno de 10 pontos nos 3 pilares em que assentam estes testes da Green NCAP, gerando a seguinte conclusão: “Sem emissões poluentes no escape, este carro totalmente eléctrico recebe 10 pontos em 10 no índice de ‘Limpeza do Ar’. No que se refere à ‘Eficiência Energética’, que nos automóveis elétricos a bateria é, por si, já muito elevada, em comparação com outros tipos de veículos, também aqui o FIAT recebe a pontuação completa. O único senão decorre do carregador de série fornecido com o veículo, que se mostrou lento e ineficiente, pelo que, a longo prazo, o cliente irá pagar mais pela electricidade da rede do que aconteceria se se tratasse de uma unidade melhor. Na actual avaliação da Green NCAP, que analisa apenas as emissões de escape, não levando em conta as emissões de CO2 a montante, o 500 completa o seu ‘hat-trick’ com uma pontuação máxima no pilar de ‘Gases com Efeito de Estufa’.”
Nesta mesma ronda de há dias foram também testadas duas outras propostas de cariz mais urbano, o híbrido Honda Jazz 1.5 i-MMD Hybrid (3 estrelas e meia) e o térmico Peugeot 208 1.5 BlueHDi 100 (3 estrelas). Nas primeiras rondas de testes de 2021, a entidade havia avaliado 25 outros carros, depois de, em 2020, naquele que foi o seu primeiro ano de actividade, ter analisado as prestações ambientais de um total de 24 viaturas.
Com este óptimo resultado, o pequeno e eléctrico 500 passa a ocupar o lugar de topo desta tabela de avaliações ambientais, ainda que dividindo-o com o Renault Zoe e com a variante de 39,2 kWh do Hyundai Kauai, dois modelos que em 2020 também registaram este mesmo triplo score perfeito de 10 pontos e, com isso, as ambicionadas 5 estrelas.
Até à data a Green NCAP apenas certificou mais dois carros com esse número de estrelas – o Volkswagen ID.3 150 kWh e o Hyundai Nexo Hydrogen – depois de ambos alcançarem duas das três notas de “10”. A excepção em ambos residiu na “Eficiência Energética”, ainda que, com 9,6 pontos, a proposta germânica tenha ficado muito mais próxima desse máximo do que o carro coreano a hidrogénio, que apenas somou 7,3 pontos.
Noutros domínios, acrescente-se que o modelo híbrido com melhor avaliação até à data é o Toyota Prius PHEV, com 4 estrelas, ficando a meia estrela os melhores térmicos Volkswagen Golf 1.5 TSi (gasolina) e Skoda Octavia 2.0 TDi (diesel). O SEAT Ibiza 1.0 TGi CNG garante a melhor prestação entre as viaturas a gás natural comprimido.
Recordamos que o herói eléctrico desta prosa já passou aqui pela Garagem, num ensaio (com vídeo).
Fotos: Oficiais / FIAT, Green NCAP