“Escapadinhas 2021” pelas Melhores Estradas da Europa
Agora que o mundo – ou pelo menos algumas regiões – caminha para um gradual desconfinamento e o reinício das viagens (inter)nacionais, os passeios automóveis voltam a estar na equação de muitos, amantes da condução das duas e quatro rodas, pretendendo ir (ou regressar) àqueles spots que muitos destacam. Assim, algumas entidades começaram a explorar quais os potenciais destinos a visitar e, uma vez alugada a viatura adequada, seja à estrada ou às capacidades da carteira, ir explorá-la ao volante.
Fazendo um périplo pelo que já este ano alguns definiram como potenciais destinos de eleição, há uns quantos que se repetem e outros que se estreiam na lista das potenciais “Melhores Estradas da Europa”. É uma escolha baseada nas suas próprias experiências, mas várias vezes tendenciosa ou de carácter mais pessoal!
Infelizmente o nosso Portugal não está a ser muito referenciado neste ano de 2021, ao contrário de tempos não muito distantes, em que se sugeriu a EN 2, percurso sem igual que, ao longo 739,26 km, liga Chaves a Faro, percorrendo 11 distritos e 35 municípios, 11 serras e 13 rios; ou a EN 222 (226 km), que flui entre Gaia e Almendra, com muitas das suas 93 curvas a acompanhar as margens do Rio Douro; ou mesmo a EN 304, hoje dividida em três secções distintas, num total de 223 km, mas que em tempos ligou Caldas de Monção a Santa Marta de Penaguião.
Mas há, felizmente e à data, uma excepção, um exemplo que vem… da Ilha da Madeira!
Uma regional portuguesa, numa lista que também tem… uma auto-estrada!
Comecemos pelas sugestões da Fluxposure, que, entre outras, refere a ER101 Antiga, um percurso desenhado na costa norte da Ilha da Madeira, ligando as localidades de Porto Moniz, Seixal, São Vicente e Ponta Delgada, mas conduzindo-se pelo percurso original. Atribuiu-lhe o sugestivo título de “Não é para quem tenha problemas de coração”, já que se trata de um troço “com inúmeros túneis escavados na rocha, tranquilo e menos conhecido”, mas que, como muitas outras estradas regionais da ilha, “em algumas zonas apenas tem espaço para um carro passar”, para além de também haver “riscos de quedas de pedras ou deslizamentos de terras, pelo que não estávamos a brincar quando escrevemos o título! Mas, na sua grande maioria, é perfeitamente segura”, num percurso “puro de cenário, com muitas cascatas, ao ponto de algumas até lhe darem um duche à nossa passagem.”
Seguem-se as mais conhecidas como a italiana Costa Amalfitana, ou ainda os Passos de Stelvio (Itália), Trollstigen (Noruega) e Bernina (Suíça), ou ainda a Grossglockner-Hochalpenstrasse, nos píncaros dos Alpes Austríacos. Opção que habitualmente não faz parte deste mundo das melhores, é… uma Autobahn, convidando-se os seus leitores a colocar o pé no acelerador numa auto-estrada alemã, das que não têm limites de velocidade, desfrutando-se do potencial do acelerador, mas deixando o aviso de que “só o deverão fazer se se sentirem confortáveis”. Elucidativo!
Sardenha, França continental ou costa do Adriático?
Também o portal Gran Turismo Events fez, no início do ano, o seu próprio top-12 europeu, nele incluindo nada menos do que 5 percursos em Itália e 3 na Suíça, dividindo os restantes pelo Montenegro, França, Áustria e Croácia. A preferência recaiu na italiana SS 125 Orientale Sarda, na ilha da Sardenha, que liga as localidades de Dorgali e Arbatax, na “mais incrível experiência de condução que se pode ter. (…) Desenhada na encosta de uma montanha, a condução é espectacular. Muitas curvas e rectas seguem-se a um ritmo furioso. Estamos sinceramente tristes por se situar numa ilha e não no continente europeu, pelo que apenas a podemos visitar uma vez, talvez duas vezes, por ano.”
A segunda preferida foi a Route Napoleon, entre Grasse e Castellane (França), “uma louca e agradável experiência com um superdesportivo adequado”, onde se atinge “um estado de euforia, (…) numa dança selvagem com as leis da física”, seguindo-se terceira opção na Adriatic Magistral North, na Croácia, entre Rijeka e Split, conjugando “uma excelente combinação de curvas com a vista espectacular do Adriático, sobre um asfalto quase perfeito.”
Já agora, segue-nos no Instagram.
Cenários de cortar a respiração, mais e menos conhecidos
Já a Stratstone escolheu 8 percursos, não lhes atribuindo nenhuma ordem em particular. Começa em França, pelo Col de la Bonette, na fronteira com a Itália, com os Alpes como elemento cénico, “uma estrada serpenteante, na encosta da montanha, repleta de uma vegetação exuberante e abundante, que se transforma numa paisagem vulcânica, perfeita para deliciar um fotógrafo”, passando para a Romantische Strasse, “popularizada por agentes de viagens no pós 2ª Guerra Mundial”, atravessando “uma Rothenburg medieval (a dita ‘Cidade Romântica’) e também Augsburg, a segunda mais antiga cidade alemã”.
O lote inclui as menos conhecidas A93, um outrora percurso militar em terras escocesas, hoje integrado no remoto Cairgornes National Park, a britânica B3135, gema escondida no interior de uma Inglaterra rural, ou ainda a N152, desenhada no coração dos Pirenéus, juntando-lhes outras mais icónicas, como os já referidos Passos de Stelvio e Trollstigen, juntando-lhes o de Furka, na Suíça.
Nas alturas da montanha ou aos saltos de ilha em ilha
Também o top-10 europeu da Rental Moose coloca à cabeça o dito Furka Pass, como “a melhor passagem de montanha da Europa”, ou o de Stelvio, “ideal para os fãs das curvas apertadas em gancho, 48 no total, num cenário de grande beleza ao longo de quase todo percurso”, ou ainda o Hringvegur (ou The Ring Road), traçado circular em redor da Islândia, “cuja beleza natural é de fazer cair os queixos. A paisagem é brutal em quase todos os seus quilómetros, 1.300 no total”.
Seguem-se a Atlanterhavsvegen, mais conhecida por Atlantic Ocean Road, estrada que, através de um conjunto de pontes, atravessa várias ilhas de um condado norueguês, o eternizado Transfagarasan, percurso montanhoso de 151 km que atravessa a secção sul da romena Cordilheira dos Cárpatos, ou o francês Gorges du Verdon, complicado desfiladeiro que se faz num período de 3 a 4 horas. A lista fecha-se com a Route Napoleon, a North Coast 500, a Schwarzwaldhochstrasse (vulgo Floresta Negra) e o também alemão e muito conhecido traçado de Nürburgring.
“Europe’s Greatest Driving Roads”: A série temática da Ford
Relembramos que, há uns anos a esta parte, a Ford Europa, com o apoio da BP e da Castrol, desenvolveu um conjunto de vídeos destinados enaltecer as qualidades dinâmicas de alguns dos seus modelos mais desportivos, num programa a que chamou de “Europe’s Greatest Driving Roads” e que teve como palcos 10 dessas mais icónicas estradas do planeta.
Começaram por levar um Mustang Fastback 5.0 V8 até à Transfagarasan, um Ford Focus RS à desafiante Blakey Ridge (Reino Unido) e um Fiesta ST à C462, do norte da Catalunha ao sul de Andorra. O episódio seguinte teve uma Focus ST TDCi Wagon a explorar a B50, a alemã Schwarzwaldhochstrasse, terminando-se a primeira temporada ao volante de um Focus ST 2.0 (252 cv), aqui de 3 portas, na MA10, percurso de montanha desenhado em Maiorca. A série prolongar-se-ia, depois, ao Mustang Convertible 2.3 na clássica D526/926 usada no Tour de France, ao superdesportivo Ford GT a debitar decibéis pela Atlantic Ocean Road, à geração seguinte do espigadito Fiesta ST na italiana Via Campocatino e ao Mustang Bullit, cavalgando pela Ilha de Man, no Reino Unido.
Destaque-se o facto de que este excelso grupo de locais escolhidos pela Ford contou com uma representação nacional, a EN 304, então explorada por um Focus ST.
Como diz o outro, é só clicar nos links e desfrutar! Ou isso ou agarrar no volante e partir em viagem!
Fotos: Oficiais / Turistveg, GoodYear (Quilómetros Que Contam), MadeiraAllYear, LAzevedoPhoto, Total911, Alfa Romeo, Ford, Mazda