Jogos de Sombras: 7 Renault mais 3 derivações Alpine
Finalmente, já mais conhecidas serão as propostas do renovado Grupo Renault, numa total “Renaulution” interna que, igual e inevitavelmente, assenta baterias nas plataformas EV, sobre as quais se esperam, até 2025, nada menos do que 10 veículos ligados à tomada, de acordo com o delineado no seu plano estratégico “eWays”.
Teremos, assim, das mais simples propostas urbanas, a utilitários e familiares, passando por desportivos de elevada performance, estes recriados nos ateliers da Alpine, fruto da recentemente anunciada transferência de poderes, em substituição da anterior divisão da Renault Sport, agora adormecida.
Sete serão da marca Renault, recuperando-se placas icónicas do passado, como sejam o Renault 5 (para já com a referência “Prototype”) e o Renault 4 (idem para “4ever”), produtos que, a partir de então, terão um selo 100% “Made in France”, vendo-se dotados das mais modernas soluções eléctricas, inerentes à nova plataforma CMF-BEV da Renault ElectriCity, com baterias da e-powertrain MegaFactory na Normandia. Irão juntar-se-lhes outros conceitos para segmentos acima, nomeadamente o C e seus derivados, a começar com o novo MéganE, já no próximo ano, agora pré-desvendado sob o concept Mégane E-Tech Electric.
Complementarmente, surgirá a denominada “Dream Garage” da Alpine, pré-anunciada em Janeiro último, tornando-se real a partir de 2024, não só com uma versão hot-hatch do novo R5, como da futura geração eléctrica Alpine, aparentemente através de uma parceria com a Lotus, e ainda um SUV com ares coupé, tudo apimentado com boosts extra em termos de potência eléctrica e, claro, em termos visuais.
As respectivas sombras e alguns conceitos, entretanto, (semi)desvendados podem ser já vistos nesta página da Garagem.
Fotos: Oficiais / Renault/Alpine