Novo Skoda Fabia: maior e muito aerodinâmico
A nova geração do Skoda Fabia está com um novo design, novos motores e mais eficiente, com a melhor aerodinâmica segmento.
Construído sobre a nova plataforma MQB-A0, ficou mais comprido, mais largo e mais baixo, o que, em conjunto com o novo design, consegue o coeficiente aerodinâmico mais baixo do segmento. Em português, significa que “corta” melhor o ar. Juntando-lhe os novos motores EVO, a marca anuncia que o novo Skoda Fabia consegue uma autonomia de 900 km com o depósito opcional de 50 litros. Consegue isto com 3 dos 4 motores disponíveis, mas a “ajuda à festa” estão as condutas de arrefecimento colocadas por baixo, junto ao pára-choques dianteiro, que ajudam a poupar 0,2 litros aos 100 km a uma velocidade de 120 km/h. Se for preciso maior arrefecimento, abrem, se não for necessário, mantêm-se fechadas.
Motores
Esta nova geração do Fabia será equipada com os novos motores EVO. Dois MPI, atmosféricos de 1 litro, com potências de 65 ou 85 cavalos, ambos com caixa manual de 5 velocidades. Os outros dois motores são TSI, também de 1 litro, mas com turbo de geometria variável, com potências de 95 ou 110 cavalos. O mais potente terá uma caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7 opcional. O de 95 cavalos terá uma manual de 5. Todos os motores são de 3 cilindros e têm consumos anunciados em ciclo WLTP de 5 litros, excepto o mais potente que indica 5,4.
Quanto ao equipamento, destacamos a muita digitalização do quadrante e do infoentretenimento, com touchscreens até 9,2 polegadas, a integração sem fios com o smartphone, a possibilidade de controlar o infoentretenimento com gestos ou voz e as 43 soluções práticas Skoda, dentro do mote “Simply Clever”, entre as quais o guarda-chuva na porta do condutor, as soluções de arrumação na bagageira, o raspador de gelo, o clip para cartões ou para tickets de estacionamento, armazenamento no túnel de transmissão, porta-copos amovível, porta USB-C no retrovisor (para alimentar uma câmara, por exemplo), entre outros.
Durante 22 anos, a Skoda vendeu mais de 4,5 milhões de Fabia e desta nova geração é esperado que mantenha este nível de vendas. Tanto pelas soluções práticas e tecnológicas, como pelo novo e aerodinâmico design e pelos novos e eficientes motores.