KIA apresenta primeiro Sportage específico para a Europa
A KIA revelou hoje a nova geração do Sportage, modelo que conta já com 28 anos de história e que surge agora, pela primeira vez, numa versão específica para a Europa. Exteriormente, estreia uma nova identidade de design, designada por “Opposites United”, que se destaca, à frente, pela grande e pormenorizada grelha do tipo “nariz de tigre”, em ligação com as luzes diurnas em forma de “boomerang”. Passa, igualmente, a estar disponível um tejadilho preto, acentuando o dinamismo do design e destacando o pilar C. Atrás, é destaque a solução adoptada para a iluminação, com extremos unidos por uma fina linha horizontal, contribuindo para a sensação de largura e robustez. Relativamente às jantes, estão disponíveis seis modelos distintos, com 17, 18 ou 19 polegadas.
No habitáculo, à frente, quem mais contribui para a sensação de largura é a inevitável digitalização, com um painel de instrumentos e ecrã táctil do infotainment unidos num só elemento para onde os olhos são imediatamente guiados. Ambos os displays têm 12,3 polegadas. A KIA promete excelentes níveis de habitabilidade e uma bagageira com 591 litros de capacidades, expansível a 1780 litros.
Quanto a motorizações, para além dos motores Diesel e a gasolina, o Sportage está disponível com dois propulsores híbridos, um deles em configuração plug-in. Este último recorre ao motor 1.6 T-GDi, bem como a um motor eléctrico com 66,9 kW de potência. A bateria tem 13,8 kWh de capacidade e a potência combinada deste Sportage PHEV é de 265 cavalos. Já a versão híbrida oferece 230 cavalos, combinando o mesmo motor térmico do PHEV com um eléctrico de 44,2 kW. A bateria tem 1,49 kWh.
Estão ainda disponíveis versões mild hybrid do motor 1.6 T-GDi com 150 ou 180 cavalos, bem como os Diesel, de igual cilindrada, com 115 ou 136, esta última igualmente auxiliada pela tecnologia MHEV. Em Portugal, o novo Kia Sportage tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2022.