Jogger: O Dacia para uma família de sete
O novo Jogger é a aposta da Dacia para o segmento C, um acessível modelo familiar, disponível em versões de 5 ou 7 lugares. Para se assumir como o quarto pilar da ofensiva Dacia, depois dos novos Sandero e Duster, bem como do 100% eléctrico Spring, a marca romena aposta agora num modelo que combina a versatilidade de uma carrinha, o espaço de um monovolume e a postura e aparência de um SUV.
As habituais protecções de carroçaria são um elemento essencial do look aventureiro do Jogger, modelo que conta, igualmente, com 200 milímetros de altura livre ao solo e pneus de perfil elevado para uma total confiança na abordagem a caminhos menos regulares. No tejadilho destacam-se as barras modulares para uma total liberdade de transporte de cargas. Por dentro, o elevado sentido prático desta nova proposta é complementado por 24 litros de volume de armazenamento divididos por diversos espaços no habitáculo. Aqui, versatilidade e polivalência são palavras de ordem, pois o Jogger possibilita até 56 configurações possíveis para o interior.
Até 1.819 litros de volume de carga
Para a terceira fila, a Dacia promete um espaço adequado para dois adultos, destacando o Jogger como uma das propostas mais confortáveis para quem ali viaja. A bagageira da versão de cinco lugares, com a segunda fila de bancos rebatida, pode chegar aos 1.819 litros de capacidade, sendo que na configuração normal, dispõe de 710 litros. Na versão de sete lugares, oferece 160 litros de volume. Quanto a sistemas multimédia, estão disponíveis três opções, desde uma mais simples com base de ligação para smartphone, até uma com navegação e conectividade sem fios. Do lado dos assistentes de condução, não lhe falta a travagem autónoma, o alerta de ângulo morto e os assistentes de estacionamento e de arranque em subida.
Jogger híbrido em 2023. O primeiro da Dacia
No que diz respeito a motores, o novo Jogger tem honras de estreia da versão de 110 cavalos e 200 Nm do motor 1.0 TCe, a gasolina, associado a uma transmissão manual de 6 velocidades. Para além deste, estará disponível uma versão bi-fuel, a gasolina e GPL, designada por ECO-G 100 e que promete, não só reduzir as emissões de CO2 em 10%, como oferecer uma autonomia de 1000 quilómetros.
Novidade absoluta é a introdução de uma motorização híbrida na oferta da Dacia já em 2023 e o Jogger será o primeiro a recebê-la. Junta um motor a gasolina, com 1.6 litros, a dois eléctricos, um para propulsão e outro a funcionar como motor de arranque. A Dacia promete uma poupança de combustível que pode chegar aos 40%, bem como uma circulação urbana em modo eléctrico em cerca de 80% do tempo.