Mégane E-Tech Eléctrico impulsiona Nouvelle Vague da Renault. Chega no primeiro trimestre de 2022
Assumindo-se como pioneiro no mundo dos automóveis eléctricos, o Grupo Renault, actual líder no mercado europeu, ganha novo ímpeto com a estratégia Renaulution e com a sua Nouvelle Vague, através do novo Mégane E-Tech Eléctrico, construído sobre a plataforma CMF-EV.
Exteriormente, o novo Mégane é o primeiro modelo de uma nova geração de eléctricos, estreando, por isso, o novo logótipo Nouvel’R, destacando-se igualmente pelo seu design disruptivo, mas mantendo a designação Mégane, um nome com 26 anos de história que é agora transposto para uma nova era da mobilidade.
A distância entre eixos cresceu, chegando agora aos 2.700 mm. Isto, associado aos vãos reduzidos possibilitados pela nova plataforma modular, permitiram redefinir as proporções da carroçaria. Também a bateria com apenas 110 mm de altura contribui para o dinamismo do design da carroçaria – apenas 1.500 mm de altura – bem como para um centro de gravidade baixo.
Espaçoso e digital
A bordo, a Renault fez questão de transmitir uma sensação de espaço e de grande liberdade de movimentos para todos os passageiros, com um ambiente livre de obstáculos. E quem o permitiu foi, uma vez mais, a plataforma, que aloja o compacto motor eléctrico à frente, bem como os componentes da climatização, libertando espaço no habitáculo.
O impressionante ecrã OpenR combina o painel de instrumentos e o do sistema multimédia num único elemento em forma de L, num total de 24,3 polegadas de informação digital. O painel de instrumentos tem quatro modos de visualização e o sistema multimédia baseia-se num sistema Google, de fácil e intuitiva utilização.
Potência de 130 ou 218 cavalos
O compacto motor eléctrico pesa apenas 145 kg, cerca de 10% mais leve do que o utilizado pelo actual Zoe, apesar da potêcia e binário superiores. O novo Mégane E-Tech Eléctrico estará disponível em duas versões: 130 cv e 250 Nm ou 218 cv e 300 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h pode assim ser despachada em 7,4 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. A travagem regenerativa pode ser controlada, segundo quatro níveis, através das patilhas colocadas no volante.
Quanto à capacidade da bateria, estarão igualmente disponíveis duas configurações, com 40 ou 60 kWh, com autonomias máximas WLTP de, respectivamente, 300 ou 470 quilómetros. Contam com uma garantia de 8 anos para 70% da sua capacidade nominal. Dependendo da versão, o novo Mégane 100% eléctrico pode suportar carregamentos DC de até 130 kW, conseguindo assim recuperar 200 quilómetros de condução em autoestrada em 30 minutos.
O novo Mégane E-Tech Eléctrico estará disponível para encomenda em Fevereiro de 2022, chegando ao mercado no mês seguinte. A gama para clientes particulares distribui-se por 3 níveis de equipamento, Equilibre, Techno e Iconic, e quatro versões de motor/bateria: EV40 130 cv com carregador de 7 kW, EV40 130 cv com carregador de 22 kW, EV60 220 cv com carregador de 7 kW + DC 130 kW e ainda o EV60 220 cv com carregador de 22 kW + DC 130 kW.