Seat Tarraco e-Hybrid: O Bom Gigante
Bom, se o carregares, senão fica só “O Gigante”. Este Seat Tarraco híbrido plug-in é um carro super completo e com capacidade de ser muito, mas muito bom.
Vamos começar por referir o elefante na sala. E não estou a falar do carro, apesar de ser bastante grande. É um híbrido recarregável com 245 cavalos, fruto de um motor a gasolina de 1.4 litros, turbo, com 150 cavalos e um eléctrico. Isto tudo, numa carcaça que pesa quase 1800 kg. Não é super pesado, mas “ai de ti” que não andes com a bateria carregada. Sujeitas-te a ver um pequeno “mil e quatrocentos” a ter de arrastar um autocarro.
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Gigante
Exageros humorísticos à parte, o carro é muito bom. Não posso dizer o contrário, quando eu gostei imenso de andar com ele. Em todos os aspectos. Até no design, com uma proporção incrível que eu adorava ver no Ateca, o seu SUV irmão mais pequeno. E, ainda que seja um carro maior do que eu alguma vez irei precisar (e mesmo quando precisar, dará de certeza mais jeito alugar um furgão ou carrinha de trabalho), eu gosto. Que eu não gosto de SUV, na generalidade, já sabes, mas eu gosto de carros grandes. Porque se é para ser SUV, então que seja como deve ser. Grande, com espaço e, não fossem as enormes jantes de 20 polegadas, com capacidade offroad.
Carros como este Tarraco e como o Volvo XC90 ou KIA Sorento, por exemplo. Carros que foram pensados para ser grandes, para levar bagagem ou uma família grande. Agora, fazer carros que são só mais pesados que os equivalentes compactos, que levam na mesma 5 pessoas com o mesmo espaço interior e uma bagageira ligeiramente maior, não faz sentido. Só estamos a gastar mais materiais na construção e a adicionar peso que influencia directamente no consumo.
Mas um bom gigante
Ser, apenas, grande pode não dar muito jeito. Afinal de contas, o tamanho não é o mais importante. E nos carros também. Mas neste caso em concreto, o Seat Tarraco revela-se um bom gigante. Em todos os aspectos. Conforto, qualidade de materiais e construção, tecnologia e motor.
Deste último, apesar de já termos falado, convém reforçar algumas coisas. Se ganhava em ter um motor térmico com mais cilindrada? É capaz. Mas depois os impostos entravam na equação e o carro já não custava “só” 50.000€ – que é um preço incrível para o que o carro tem e, em comparação com concorrentes, é talvez o melhor preço. E o consumo já ia subir mais. Não que ele assim consuma pouco, mas se o utilizarmos como foi desenhado, com a bateria eléctrica carregada para os 50 km de autonomia e para a conjugação híbrida, o consumo fica bastante baixo.
A marca anuncia 1,8 litros aos 100 km, e se for utilizado como deve ser, assim é. Até menos, se tiveres o cuidado de o carregar. Se não o carregares, conta com 6, 7 ou 8 litros, dependendo do nível da carga da bateria e consequente apoio híbrido.
De resto
Voltanto à qualidade de construção, materiais e condução, também só tenho coisas boas a dizer. Quer dizer, há sempre algo a melhorar, é verdade. Mas para um carro que foi pensado para a família e para o turismo, a coisa está boa. Espaço é o que não falta, tanto para passageiros como para bagagem. Com 5 lugares, ficamos com 700 litros de bagageira. Se rebateres a segunda fila de bancos passa para 1775 litros, o suficiente para abastecer uma queima das fitas… durante uns 5 minutos.
Quanto à condução, nada a apontar. O tipo de motor ajuda a que não tenhas de te preocupar com nada e a caixa DSG de 6 velocidades nem se dá por ela. Claro que um carro deste tamanho não se conduz tão facilmente quanto um pequeno, mas a comparação não precisa de ser feita, porque tirando a atenção que é necessário ter às distâncias e passeios, é simples de conduzir. O conforto está em linha com os restantes modelos da marca e não perde muito em comparação com os concorrentes mais caros. As jantes de 20 polegadas não ajudam a absorver as irregularidades do piso, mas só mesmo em estradas mais estragadas é que vais dar por isso.
A tecnologia e segurança é a mesma que podes encontrar noutros modelos da marca como o Leon e não falta nada, desde os faróis LED ao sistema de infoentretenimento com touchscreen bem grande. No geral, é um carro muito competente na sua função e que, por um preço abaixo dos 51.000€ é um bom negócio. Se quiseres pagar menos, podes escolher a versão Xcellence por menos quase 1.500€ ou, se o híbrido não for a tua “cena”, tens opções mais baratas para as versões a gasolina ou Diesel.