Volkswagen Polo renovado: 46 anos de estilo, agora mais digital
O VW Polo está renovado, com o design ligeiramente actualizado e um motor a gás. Traz mais equipamento de série e ainda este ano chegará o GTI.
Fomos à apresentação do renovado VW Polo. Ainda que não seja um substituto do Golf, está cada vez mais equipado de série e, agora, a marca pretende que seja mais digital e conectado, pois é essa a tendência do mercado. A apontar para um público jovem, o slogan “prova que podes” deixa antever um posicionamento mais arrojado e moderno.
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Mais equipamento
A começar pela digitalização e conexão, o renovado Polo traz, agora, de série, um painel de instrumentos digital, um novo volante que, sendo praticamente igual ao da restante gama, não traz os botões hápticos com vibração. Traz faróis e luzes traseiras em LED de série e a marca anuncia as maiores cotas de habitabilidade interiores do segmento.
Depois, terá disponível pela primeira vez em algumas versões a condução autónoma nível 2. Junta o novo Cruise Control adaptativo e preditivo (que adapta a velocidade em relação ao carro da frente, de forma automática, e reconhece os sinais de trânsito para saber a que velocidade pode andar) ao Lane Assist – de série em todas versões – para criar um novo sistema de assistência.
Motores
Relativamente aos motores, são todos de 1 litro de cilindrada e mantém-se as opções atmosféricas e turbo. A novidade é o motor a gás natural. Na tabela abaixo poderás ver os motores e os preços base.
Gasolina
1.0 80 cv – 18.640 euros
1.0 TSI 95 cv – 19.386 euros
1.0 TSI 95 cv Life – 20.286 euros
1.0 TSI 95 cv Life DSG – 22.383 euros
1.0 TSI 95 cv Style – 22.184 euros
1.0 TSI 95 cv Style DSG – 22.878 euros
1.0 TSI 95 cv Style DSG – 24.239 euros
1.0 TSI 110 cv R-Line DSG – 25.702 euros
1.0 TSI 95 cv R-Line – 22.878 euros
Gás natural
1.0 TGI 90 cv Life 21.898 euros
Primeira impressão e versões
Feita a apresentação, fomos dar uma pequena volta para o conhecer melhor. A versão que conduzimos foi a Life, aquela que, à partida, mais irá vender. Motor 1 litro, turbo, com 95 cavalos, caixa manual de 5 velocidades e um preço de cerca de 20.000€. A condução era o esperado. Sem qualquer problema. Não foi um percurso particularmente dinâmico e fizemos metade em autoestrada, metade em cidade. Comporta-se bem. Confortável, sem grandes ruídos, uma boa construção e o único senão que me chamou a atenção foi o uso excessivo de plásticos rígidos. Neste segmento é o normal, é certo, mas podiam ter usado um pouco menos. Apostar no tecido, talvez. Não que isso influencie a longevidade, até porque se há algo que os 46 anos de existência nos mostram é que qualquer Polo dura muito, muito tempo. Este também irá durar.
O consumo, sendo um motor pequenino, irá ser comedido se andarmos devagar, mas daqui a uns tempos iremos fazer um ensaio mais prolongado para te falarmos mais acerca deste renovado Polo.
Quanto às versões, a VW propõe, agora, para o Polo, 4 níveis de equipamento: Polo, Life e os Style e R-Line em paralelo, não sendo um um incremento do outro. Até ao final do ano chegará o topo de gama GTI.
Para além do equipamento de série que já te contámos, há, ainda, também de série, o sistema de áudio Composition Media com monitor de 6,5 polegadas, uma interface para telefone Bluetooth, espelhos retrovisores exteriores ajustáveis eletricamente e aquecidos, e vidros elétricos em todo o veículo.