Volvo C70 Coupé celebra 25 anos. 5 coisas que talvez não saibas
A Volvo, e em especial, o seu C70 Coupé, estão de parabéns pelo 25º aniversário da apresentação do modelo. Ao longo dos anos têm sido vários os coupé da marca a trazer mais emoção e exclusividade a gamas onde não faltavam os mais habituais conforto e qualidade e, obviamente, a segurança, área a que não conseguimos, invariavelmente, não associar a marca sueca.
A modelos como o P1800, o 262C e o 780 seguiu-se, em 1996, o novo C70 Coupé, apresentado no salão de Paris e cuja versão descapotável surgiu no ano seguinte. Pensado para transportar quatro passageiros, o C70 dispunha de um banco traseiro concebido para receber dois deles em grande conforto. O C70 recorre à plataforma do Volvo 850 e foi desenvolvido em conjunto com a TWR, Tom Walkinshaw Racing, com quem a Volvo colaborou, igualmente, através da sua participação no Campeonato Britânico de Turismos. Todo o processo, desde o seu início até à produção das primeiras unidades, demorou apenas dois anos e meio.
Debaixo do capot, os motores de cinco cilindros ofereciam entre 163 e 240 cavalos, potência acompanhada por uma sonoridade inconfundível. Quanto a opções de transmissão, dispunha de uma caixa manual de 5 velocidades ou de automáticas de 4 ou 5 relações. Foram produzidas cerca de 70 mil unidades do C70, 65% das quais em versão descapotável, na fábrica da Volvo em Uddevalla, na Suécia. A segunda geração do C70 foi revelada em 2005, no Salão de Frankfurt, e destacou-se por disponibilizar um tejadilho rígido composto por três secções, com abertura eléctrica. Foi desenvolvido em colaboração com a Pininfarina e foi comercializado até 2013.
5 curiosidades sobre o Volvo C70
1 – O C70 foi estrela de cinema no filme “The Saint”, com Val Kilmer, prolongando a relação da Volvo com a personagem anteriormente interpretada por Roger Moore na série de TV com o mesmo nome, aqui com o Volvo P1800. O filme foi gravado antes da revelação do C70, pelo que este envolveu um esforço suplementar para evitar que o design do novo coupé fosse revelado antes do tempo.
2 – O C70 tinha um dos melhores sistemas de som do mundo. Altifalantes da marca de prestígio dinamarquesa Dynaudio, com Dolby Surround e um amplificador com 4×100 Watts de potência.
3 – A estreia, em Paris, também pôde ser seguida online. Esta foi, inclusivamente, a primeira ocasião em que isto aconteceu na Europa.
4 – A empresa finlandesa Valmet produziu uma proposta para um C70 descapotável com tejadilho rígido. Este projecto não avançou para a fase de produção, mas o sucessor do C70 viria a receber uma solução idêntica em 2005.
5 – O documento preliminar do projecto do C70 era algo limitado. Consistia em fotografias elegantes, alguns factos técnicos e uma pequena citação de Peter Horbury, Director de Design: “Tentei criar um carro que as pessoas vão querer, não apenas um carro de que as pessoas precisam”.