Toyota Prius híbrido com motor de combustão a hidrogénio pode ser uma realidade em 2023
O Prius pode voltar a assumir um papel de extrema importância na história da Toyota ao tornar-se no primeiro modelo a utilizar um motor de combustão alimentado a hidrogénio. O maior construtor japonês continua a apostar no hidrogénio como fonte de energia, apresentando recentemente a segunda geração do Mirai, equipado com célula de combustível para produção de energia eléctrica.
Os mais recentes rumores relativos à utilização de hidrogénio nos seus automóveis surgem agora associados ao Prius (e também ao Corolla), mas não como elemento essencial para a utilização da tecnologia fuel cell, mas sim como combustível para um motor de combustão interna na próxima geração Prius. A confirmar-se, a nova geração trará consigo duas versões híbridas plug-in: a já habitual, alimentada a gasolina, e nova motorização capaz de queimar hidrogénio.
Segundo avança a Forbes, a versão PHEV a gasolina poderá chegar já no final de 2022, sendo que a alimentada a hidrogénio poderá chegar durante o ano seguinte. Para além do Prius, espera-se que a nova solução da Toyota seja igualmente aplicada no best seller Corolla. Desta forma, a Toyota expande a sua oferta de soluções sustentáveis, apostando em híbridos, híbridos plug-in, tecnologia fuel cell, e no futuro, em veículos eléctricos e motores de combustão a hidrogénio.