Cupra Born: arranca a produção do primeiro modelo 100% eléctrico da marca
A Cupra iniciou a produção do seu primeiro automóvel 100% eléctrico, o Born, na fábrica de Zwickau, na Alemanha, a maior unidade de produção de eléctricos na Europa. A marca espanhola entra assim numa nova era, dando início à sua visão 100% eléctrica que pretende implementar até 2030. O novo Born é também um dos destaques do Automobile Barcelona 2021.
“Com o seu design emocional e desportividade eléctrica, o CUPRA Born é o ponto de partida da transformação da empresa e o início da ofensiva eléctrica da CUPRA. Produzir o nosso primeiro modelo 100% eléctrico na maior fábrica de veículos eléctricos da Europa irá fornecer aprendizagens valiosas à medida que procuramos construir veículos eléctricos em Martorell a partir de 2025. A nossa ambição é produzir mais de 500.000 veículos eléctricos por ano em Espanha para diferentes marcas do Grupo”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da Cupra.
O novo modelo tem como objectivos assumir-se como uma peça essencial na expansão internacional da Cupra, para países com uma maior procura por veículos electrificados, bem como atingir um mix de vendas de 20%. O seu lançamento no mercado, previsto para Novembro, coincide com o início de uma nova estratégia de distribuição para uma relação diferente com o cliente, que pode, igualmente, optar por subscrever o serviço de utilização do Cupra Born.
“É uma honra produzir um automóvel tão especial como o CUPRA Born em Zwickau. Temos uma equipa experiente na produção de veículos eléctricos e o Born torna-se no quinto modelo baseado na plataforma MEB a ser produzido nesta fábrica. Além disso, este veículo será produzido utilizando energias renováveis sob o conceito neutro de CO2 líquido”, explicou Stefan Loth.
A fábrica de Zwickau, com uma capacidade de produção diária de cerca de 1.400 veículos, conta com uma equipa de engenheiros da Cupra dedicada a monitorizar o fabrico do novo Born, reunindo experiência para depois aplicar na fábrica de Martorell, em Espanha. Em Zwickau são igualmente produzidos os eléctricos Volkswagen ID.3 e ID.4, e Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron.