Jeep Grand Cherokee electrifica-se com a sigla 4xe. Chega no final de 2022
A Jeep apresentou o novo Grand Cherokee, a quinta geração do seu icónico SUV, o mais premiado de sempre, modelo que estreia agora uma nova plataforma, bem como vê ser introduzida na gama, pela primeira vez, uma inédita motorização híbrida plug-in, em linha com a visão da marca “Zero Emission Freedom”.
Para além das poderosas motorizações V6 e V8 – escolhas que não deverão chegar ao nosso país – o Grand Cherokee passa agora a contar com o contributo eléctrico da versão 4xe, que combina um motor de quatro cilindros, 2.0 litros turbo, associado a um par de motores eléctricos, o primeiro em substituição do alternador, o outro acoplado à transmissão automática TorqueFlite de 8 velocidades.
A autonomia eléctrica estimada é de cerca de 40 quilómetros, com a marca americana a declarar uma média de consumo de 4,1 l/100 km, considerando, obviamente, a distância percorrida com a energia contida nas baterias. A potência total é de 381 cavalos e o binário atinge os 637 Nm. Estão disponíveis três modos de propulsão: Hybrid, Electric e eSave. Neste último, o carregamento pode, igualmente, ser forçado através do motor térmico.
Por fora, o Grand Cherokee estreia um design totalmente novo e o habitáculo é agora dominado pela digitalização, destacando-se, por exemplo, um ecrã exclusivamente dedicado ao passageiro da frente. O Grand Cherokee chega aos concessionários Jeep na América do Norte ainda este ano. No início do ano, o seu mercado doméstico recebe a versão 4xe, chegando, como referido anteriormente, mais tarde aos mercados globais.