Alfa Romeo Giulia e Stelvio com duas novas edições especiais
Já o disse e volto a dizer: se fosse, neste momento, comprador de carro novo, comprava um Alfa Romeo Giulia. Aliás, foi essa a minha escolha no primeiro Desafio Garagem que fizemos, o de escolher um automóvel novo até 50 mil euros. E diria que a minha escolha se mantém. Também já disse inúmeras vezes que o fenómeno SUV me passa um pouco ao lado, mas o Stelvio é um caso especial. Gosto, pronto. Mas como costumo dizer, o único “defeito” do Stelvio chama-se Giulia.
Este breve e repetitivo parágrafo serve apenas para introduzir as novas edições especiais lançadas pela Alfa Romeo nestas duas gamas, os novos Giulia e Stelvio GT Junior e 6C Villa d’Este. As versões GT Junior inspiram-se no icónico GT 1300 Junior, modelo do qual foram comercializadas cerca de 100 mil unidades entre 1966 e 1976, e um dos seus grandes destaques é a cor Lipari Ochre, inspirada pelas nuances “Old Timers”. Os novos GT Junior podem estar equipados com os motores 2.2 turbo Diesel de 210 cavalos ou com o 2.0 turbo, a gasolina, com 280 cavalos.
Já os elegantes 6C Villa d’Este vão buscar inspiração ao belíssimo 6C 2500 SS Coupé da década de 1940, obra de arte distinguida com o prémio “Referendum Grand Prix”, atribuído por público, na edição de 1949 do Concorso d’Eleganza di Villa d’Este. Este foi um dos últimos modelos da Alfa Romeo a ser construído sobre um chassis de longarinas, tendo sido reproduzido em apenas 36 unidades. Este novo e especial Giulia pode contar com os préstimos do motor 2.0 turbo, a gasolina, de 200 cavalos ou com os do 2.2 Diesel de 190, e o SUV Stelvio com as versões de 210 e 280 cavalos dos mesmos propulsores, respectivamente. Eu já escolhi: Giulia 6C Villa d’Este com motor 2.0 turbo de 200 cavalos e tracção traseira.