Novo Opel Astra: primeiro contacto com um compacto histórico
Fomos conhecer a nova geração do Opel Astra, cuja primeira versão foi lançada em 1991 e, até aos dias de hoje, já vendeu mais de 15 milhões de unidades. Esta mais moderna e vai apostar na versão eléctrica.
Em 1936 era lançado o primeiro compacto da Opel, o Kadett. Um carro que fez história e, ao jeito da Opel, se manteve até 1991 com várias versões. Deu lugar ao Astra que, tal como o seu antecessor, teve imenso sucesso. Para além das quantidades vendidas, foi um carro que marcou gerações e ainda hoje se veem muitos deles. Aliás, até Opel Kadett se vêem por essas estradas.
A nova versão será produzida na Alemanha e rompe, claramente, com a anterior. As linhas tornam-se mais agressivas e com um aspecto “retro” que a mim me cativa bastante, o interior moderniza imenso em comparação com a geração anterior, com a adopção de ecrãs e de uma forte digitalização. Tudo em linha com a nova linguagem da marca. Faróis “rasgados”, em LED, arestas e uma proporção que faz lembrar os compactos dos anos 90.
Motores e preços
Serão três. Um 1.2 litros a gasolina, turbo, com 130 cavalos e caixa manual de 6 velocidades ou automática de 8. Um 1.5 litros a gasóleo, também com 130 cavalos e as mesmas caixas, e um híbrido recarregável com 180 ou 225 cavalos, binário máximo de 360 Nm e autonomia superior a 50 quilómetros. Os preços começam no 25.600€ para a versão gasolina com caixa manual.
A novidade será o Astra-e, 100% eléctrico, que vai chegar em 2023. A marca ainda não adiantou muito, mas poderemos esperar um eléctrico mais potente que o Corsa-e, por exemplo, que tem 136 cavalos e 300 km de autonomia. Em jeito de suposição, diríamos que será algo em torno dos 200 cv e com autonomia superior a 400 km, muito em linha com os compactos de outras marcas concorrentes. O design, esse, será o mesmo, o que é muito positivo.
A marca anuncia uma rigidez 14% maior, vários sistemas de segurança e um chassis muito estável tanto em curva como em linha recta. A bagageira é de 422 litros com piso ajustável (algo que provavelmente será diferente no híbrido recarregável e no eléctrico) e as encomendas abrem na próxima semana, com as entregas a ser feitas a meio do primeiro trimestre de 2022.