Apresentação nacional KIA EV6 – Primeiro contacto dinâmico com o eléctrico que chega a Portugal no fim de Outubro
Em plena mata de Monsanto, o pulmão verde de Lisboa, a KIA apresentou à imprensa nacional o seu novo 100% eléctrico, o EV6, modelo que partilha com o novo IONIQ 5 a plataforma modular global eléctrica E-GMP. Apostando num obrigatório estilo crossover, o novo EV6 promete uma autonomia máxima que pode chegar aos 740 quilómetros, bem como possibilita carregamentos ultrarrápidos de 800 V que podem fazer subir o nível de carga da bateria de 10 para os 80% em apenas 18 minutos.
Apesar deste primeiro contacto dinâmico ter sido breve, foi suficiente para sairmos da apresentação nacional do novo KIA EV6 com boas impressões que justificam, igualmente, a forte ambição revelada pelos responsáveis da marca na conferência de imprensa que antecedeu o ensaio. Foram já comercializadas em Portugal, em regime de pré-venda, 70 unidades do EV6, mais um indicador do bom momento da marca coreana em território nacional, tendo sido a marca do Top 15 que mais cresceu no presente ano, actualmente com uma quota de 3,31 %.
Por dentro do EV6, mesmo que não tenha sido possível, ainda, retirar grandes conclusões sobre a sua utilização e comportamento, gostámos bastante do ambiente a bordo, tecnológico e recheado, bem como da habitabilidade, com muito espaço disponível para as pernas dos passageiros do banco traseiro. Ao volante, destaque para a boa posição de condução e facilidade com que o EV6 se deixa levar, parecendo encolher quando visto de dentro para fora. Ao centro da consola, salta à vista o botão de arranque, bem como o comando rotativo para controlo da “transmissão”, com os habituais “D”, “N”, e “R”. Conduzir este imponente eléctrico da KIA é tão simples como carregar em dois botões e pressionar ao acelerador.
A gama em Portugal, com lançamento oficial marcado para 30 de Outubro, contará com duas versões essenciais: Air, com bateria de 58 kWh, e GT-line com maior capacidade, mais precisamente 77,4 kWh. A potência é de 170 e 229 cavalos, respectivamente, e esta última foi aquela com a qual tomámos contacto neste primeiro ensaio. Para 2023 está prometida a versão e-GT, com a bateria de 77,4 kWh e tracção integral, mas com uma potência total de 585 cavalos. O EV6 e-GT acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos e declara uma velocidade máxima de 260 km/h.
Um dos grandes destaques do novo EV6 é a tecnologia V2L – Vehicle to Load – capaz de fornecer 3,6 kW de potência a dispositivos externos. O KIA EV6 assume-se, assim e nas palavras dos responsáveis da marca, como um “grande powerbank” que pode fornecer energia a aparelhos eléctricos, bem como a outros veículos. O EV6 é o primeiro dos onze veículos eléctricos que a KIA pretende lançar até 2026, sete dos quais vão utilizar a plataforma e-GMP. Tentaremos, nas próximas semanas, voltar a conduzir o EV6, desta vez para um ensaio de mais longa duração e mais conclusivo.
Preços KIA EV6
- Air 58 kWh – 49.750 € (Campanha 43.950 €)
- GT-Line 77,4 kWh – 56.950 € (Campanha 49.950 €)
- e-GT 77,4 kWh – 70.700 € (Campanha 64.950 €)