Maserati Ghibli celebra o seu 55º aniversário
Foi a 3 de Novembro de 1966 que o Maserati Ghibli fez a sua estreia no stand da Ghia no Salão Automóvel de Turim, celebrando, hoje, o seu 55º aniversário. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o coupé de dois lugares Ghibli assumiu-se como uma nova interpretação do muito apreciado conceito gran turismo e deve o seu nome a um vento, uma tradição que se prolonga à actualidade através do novo Grecale, modelo que integra a nova era da marca do tridente.
Nome de um vento quente e poderoso oriundo do norte de África, Ghibli foi a designação escolhida para o novo desportivo de aspecto e especificações técnicas também elas “quentes”. O Ghibli mostrou-se ao público com um motor 4.7 litros, de oito cilindros, com 330 cavalos, tendo surgido mais tarde uma evolução ainda mais potente e com 4.9 litros de cilindrada. As suas linhas são da responsabilidade da Ghia, casa estilística que contava, nessa altura, com as competências de Giugiaro na sua equipa de design criativo. A integração de um capot baixo foi possível devido à utilização de um cárter seco, bem como de um chassis tubular. Os volumes da carroçaria estavam perfeitamente integrados na carroçaria, não havendo distinção entre secções.
O Ghibli foi lançado no mercado em 1967 e no ano seguinte passou a estar disponível a opção de uma transmissão automática. Já em 1969 surge o Spyder, versão que podia, inclusivamente, estar equipada com um hardtop. Mais tarde chegaria o motor 4.9 litros das versões SS. Entre 1967 e 1972 foram produzidas 128 unidades do Spyder e mais de 1200 do coupé. Henry Ford foi um dos compradores e colocou-o nas instalações da Ford, em Detroit, como fonte de inspiração. O seu sucessor reapareceu no mercado em 2013, sob a forma de uma berlina desportiva.