Toyota Aygo X, a aposta no segmento dos mais pequenos continua
Concebido e produzido na Europa, o novo Aygo X – Aygo Cross – é um novo crossover de segmento A, secção do mercado onde a oferta é cada vez mais reduzida. Mas a Toyota, ao contrário de outras marcas, continua a ver o potencial nas propostas mais pequenas do mercado, quase sempre as escolhas ideais para os meios urbanos.
Construído com base na plataforma GA-B da Nova Arquitectura Global da Toyota, estreada pela mais recente geração do Yaris, o novo Aygo X é o resultado do trabalho desenvolvido pela Toyota Motor Europe, com sede na Bélgica, no seguimento do bem-sucedida revelação do concept Aygo X Prologue “Sparkling Chilli Red”.
Com 3,7 metros de comprimento, o novo Aygo X supera o seu antecessor em 235 milímetros, bem como aposta numa distância entre eixos que é 90 milímetros superior. A largura é também maior, beneficiando a habitabilidade. A bagageira conta agora com 231 litros de volume, mais 60 litros do que a geração substituída. Seguindo as tendências, e adoptando agora, como o nome indica, o conceito crossover, o Aygo X aposta igualmente numa superior altura livre. A posição de condução é também mais elevada, favorecendo a visibilidade em ambientes urbanos.
Um motor, duas transmissões
Ainda no exterior, para além do visual arrojado – uma característica habitual no mais pequeno dos Toyota – o Aygo X aposta numa paleta de cores inspirada em especiarias. Não é por isso de estranhar a presença de cores como o Verde Cardamom ou o Vermelho Chilli. Em opção, está disponível um tejadilho retráctil em lona. As maiores jantes disponíveis na nova geração do Aygo têm 18 polegadas.
Já no habitáculo são destaque o ecrã táctil de 9 polegadas de alta definição, a iluminação ambiente e o carregamento sem fios para smartphones. O sistema Toyota Smart Connect é compatível com Android Auto e Apple Car Play, através de ligações com e sem fios. No campo da segurança, através do pacote tecnológico Toyota Safety Sense, o Aygo X conta com Sistema de Pré-colisão com detecção de peões, de dia e de noite, e de ciclistas, apenas durante o dia, bem como com Cruise Control Adaptativo, Reconhecimento de sinais, Máximos automáticos, entre outros.
O motor do novo Aygo X é o já conhecido 1.0 litros de 3 cilindros – com melhoramentos que visam cumprir as mais recentes exigências a nível de emissões – com 72 cavalos. A Toyota anuncia um consumo de 4,7 l/100 km e emissões de dióxido de carbono de 107 g/km. Está ainda disponível uma opção de transmissão CVT. A Toyota espera introduzir o novo Aygo X em Portugal, bem como no resto da Europa, durante o próximo ano.
Já nos segues no Instagram?