Volvo V60 Cross Country – Para conduzir nos melhores e pelos maus caminhos
Não me considero uma pessoa aventureira e tenho quase a certeza de que já comecei um artigo, num passado relativamente recente, desta forma. Sou, por isso, uma pessoa pouco aventureira e repetitiva. Mas se há aventuras de que gosto, e de as repetir sempre que possível, são aquelas que envolvem longas viagens de carro, com um destino o mais longínquo possível. E digo isto sem ter feito uma dessas viagens inesquecíveis, daquelas que nos levam a atravessar meia dúzia de países, ou que nos fazem trepar os Alpes, cruzar o Norte de África ou explorar a Escandinávia. Não fiz, mas espero fazer. E quando chegar o dia, se me derem a escolher o veículo perfeito para a aventura, escolheria algo como esta Volvo V60 Cross Country. O nome diz tudo. Esta é a carrinha ideal para atravessar países.
Boa estradista. E porquê?
Para já, porque é um automóvel esteticamente muito apelativo. E numa road trip em paisagens de cortar a respiração, o automóvel tem de ser fotogénico. Este é, e muito. Exteriormente, prefiro quase sempre uma berlina, mas não resisto a uma boa carrinha Volvo, especialmente com esta decoração Cross Country, um autêntico convite à viagem. E porque para além das protecções da carroçaria, esta V60 conta com mais 75 milímetros de altura livre ao solo, folga que nos dá outra paz de espírito quando estamos a explorar território desconhecido ou, simplesmente, a ultrapassar as absolutamente letais lombas recentemente colocadas um pouco por todo o concelho de Cascais. Amigas dos mecânicos, inimigas dos cárteres. Aqui na cidade, de nada vale o modo Offroad, mas no fora de estrada faz, certamente, toda a diferença.
Também a suspensão, mesmo sem amortecimento variável, está mais do que à altura do que se exige numa proposta deste género, mostrando-se sempre muito confortável, sendo claramente essa a sua prioridade. Este não é um automóvel para ser conduzido com pressa e também a direcção leve e pouco rápida revela esse perfil mais estradista do que dinâmico. O motor, o único disponível na Cross Country, é o B4, um “dois litros” Diesel com 197 cavalos, 420 Nm de binário e tecnologia mild hybrid para arranques de motor suaves e uma maior eficiência. Ainda assim, sem me chocar, teria gostado de ver uma média de consumo inferior aos cerca de 8 litros/100 km com que fechei o ensaio. Também a insonorização do motor podia ser um pouco mais eficaz, passando ao habitáculo menos daquele ruído tipicamente Diesel, embora a mecânica seja suave no seu funcionamento. Suave, mas ao mesmo tempo possante se assim o exigirmos, explorada pela boa caixa automática de 8 velocidades, capaz de manter o motor a rotação baixa a ritmos de autoestrada quando só queremos encurtar as longas distâncias.
Bons bancos. Sim e não
Um carro de família, para viajar, com um excelente conforto de rolamento, tem de contar com bons bancos. E na melhor tradição Volvo, este não é excepção. À frente, pelo menos. Confortáveis, com bom suporte e bonitos, características que infelizmente não se prolongam ao banco traseiro. Bonito até pode ser, mas não é particularmente confortável. Ao meio, compreende-se que o túnel central estrague um pouco os planos, mas os lugares laterais, embora ofereçam muito espaço para pernas e cabeça, não têm suporte suficiente para as pernas. Já não é o primeiro Volvo em que me deparo com isto e acho deviam adicionar uns centímetros ao assento ou, talvez, fazê-lo um pouco mais elevado na sua extremidade. Mais atrás, muito espaço para bagagens – de altura reduzida, mas com acesso facilitado pela porta com abertura automática – bem como um pneu suplente escondido debaixo do piso. É assim mesmo Volvo. Só vos falta não cobrarem 148 € por ele.
E continuando a falar de números com um símbolo de € à frente, poupava os quase 600 € pedidos pelas jantes de 19 polegadas – as jantes de 18 polegadas de série são bonitas e fica-se assim, em teoria, com mais perfil de pneu para os melhores “maus caminhos” – bem como não gastava os quase 3.400 € pedidos pelos estofos em couro dos bancos e pelos seus ajustes eléctricos. Do Park Assist não prescindia, assim como do enorme tecto panorâmico. Os 4.000 € que acabei de te poupar, podes gastá-los no soberbo sistema de som Bowers & Wilkins, isso sim, um grande complemento para a já de si excelente experiência a bordo. Quanto a totais, a Volvo V60 Cross Country está disponível a partir de 58.844 €, sendo que o preço final desta unidade aproxima-se dos 67.000 €. É aproveitar enquanto existe. Quer o tradicional e anti-SUV formato carrinha, quer a autonomia providenciada por um depósito com 70 litros de gasóleo. Road trip de Inverno?
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