Lamborghini Jalpa celebra 40 anos
Apresentado originalmente no Salão de Genebra de 1981, o Lamborghini Jalpa celebra este ano o seu 40º aniversário. Mantendo-se fiel à tradição da marca de Sant’Agata Bolognese, o modelo vai buscar o seu nome a uma raça de touros, os Jalpa Kandachia, e foi o seu último modelo “grand tourer” com motor V8, colocado em posição central traseira.
O Jalpa representa o último desenvolvimento do Urraco e do Silhouette, mantendo a sua arquitectura geral, mas recorrendo a um motor de maior cilindrada, aqui com 3,5 litros. As suas linhas, com tejadilho Targa, são da autoria do francês Marc Deschamps da Carrozzeria Bertone, contando igualmente com o contributo de Giulio Alfieri da Lamborghini.
O grande destaque técnico do Jalpa é, sem dúvida, o motor V8, na sua última evolução, integralmente construído em alumínio e com quatro árvores de cames à cabeça accionadas por corrente. A alimentação de combustível é da responsabilidade de quatro carburadores duplos Weber 42 DCNF, resultando numa potência de 255 cavalos. A sua velocidade máxima é de 248 km/h.
Uma curiosidade divulgada pela marca conta que o protótipo do Jalpa revelado em Genebra não era mais do que um Silhouette que nunca foi vendido, tendo regressado à fábrica para servir como base para o desenvolvimento do novo modelo. Este exemplar é facilmente reconhecido pela sua pintura especial em bronze metalizado, bem como por elementos estéticos exclusivos que não foram utilizados no modelo que entrou em produção em 1982.
Em 1984 surge a segunda série do Jalpa, com algumas modificações estéticas, modelo que continuaria em comercialização até 1988, depois de produzidas 420 unidades. O Jalpa assume-se como o antecessor conceptual do Gallardo apresentado em 2003, modelo que se viria a tornar num dos mais bem-sucedidos nomes da Lamborghini.