Porsche 718 Cayman GT4 RS. Muito provavelmente, o último da sua espécie
Nos tempos que correm, em que a electrificação é cada vez menos uma tendência e cada vez mais uma certeza, o lançamento de modelos como o 718 Cayman GT4 RS deixa-nos, apaixonados por automóveis, com a esperança de que o fim do motor de combustão interna, por muito necessário que seja, nos deixe ainda desfrutar de maquinaria séria, com o máximo foco na performance e numa experiência o mais pura possível. E se há marca que continua a elevar a fasquia a cada desportivo que apresenta, essa marca é a Porsche. A versão RS do 718 Cayman GT4 é a sua mais recente arma e eu não consigo colocar em palavras o quanto quero conduzir um.
O motor boxer, com quatro litros de cilindrada colocado em posição central, pois claro, produz 500 cavalos. Vou repetir: 500 cavalos. Num Cayman. Basicamente, o mesmo “coração” do 911 GT3. No Cayman, o peso total fica-se por pouco mais de 1.400 kg, leveza que, aliada a um chassis sublimemente afinado e a uma aerodinâmica muito desenvolvida, fazem deste radical GT4 RS um Cayman que é 23 segundos mais rápido do que a versão GT4 no traçado de Nordschleife. São mais 80 cavalos de potência, também, bem como um binário superior, 450 em vez de 430 Nm. Outro número que impressiona é a rotação máxima a que o boxer de seis cilindros respira, 9.000 rpm!
E mais do que um escape sonoro, que o tem, certamente, o GT4 RS aposta numa experiência auditiva de outro mundo através de um arrepiante som de admissão, variável consoante o regime do motor e carga no acelerador, ampliado, igualmente, pelas câmaras acústicas colocadas no lugar das pequenas janelas laterais do Cayman, logo ali, tão perto dos ouvidos dos passageiros. Não consigo imaginar como soa o “grito” do motor a bordo, pois acho que os vídeos divulgados, por muito impressionantes que sejam, não lhe fazem justiça. Ainda no campo da mecânica, e tratando-se de um modelo RS de última geração, a única transmissão disponível é a rápida caixa PDK de 7 velocidades.
Desde 197.143 euros. Em Portugal, claro…
Em termos de performance, os números falam por si: a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 3,4 segundos e a velocidade máxima é de 315 km/h. Por outro lado, não me parece que isso seja o mais importante numa proposta como esta. A agilidade, capacidade de tracção, rapidez em curva e, acima de tudo, as sensações transmitidas ao condutor, a meu ver, têm um papel bem mais significativo. Para apimentar a receita, a Porsche propõe o Pacote Weissach, adicionando vários elementos em carbono, saídas de escape em titânio inspiradas nas do Porsche 935, célula de segurança igualmente em titânio, revestimento do tablier em Race-Tex e jantes de 20 polegadas em magnésio, com custo adicional. Em Portugal, o Cayman GT4 RS está disponível a partir de 197.143 €, cerca de 55.000 € mais caro do que na Alemanha. Vou “perder-me” no configurador. No alemão, claro.