Novo Ford Ranger. Tudo o que muda na nova geração da pick-up
A Ford não se limitou a desenvolver uma evolução da pick-up Ranger. Para esta nova interpretação, focou-se, não só na sua vasta experiência, bem como no feedback dos seus clientes por todo o mundo espalhados, com vista ao desenvolvimento da melhor Ranger de sempre. Promete responder, com eficácia, às necessidades profissionais, a quem procura um veículo familiar e, claro, sem esquecer o lazer. Desenhada e concebida para ser a mais competente, versátil e eficaz Ranger de sempre, a Ford explicou o que mudou, por dentro e por fora, na sua nova sua pick-up.
POR FORA
- NOVO DESIGN – Estética inspirada na gama global de pick-ups Ford, com um novo design, uma grelha maior e luzes diurnas com assinatura “C-clamp”, com potente iluminação de halogéneo ou faróis de matriz LED. Um novo portão traseiro com o nome RANGER estampado, e uma gama de luzes traseiras de halogéneo ou LED reforçam a personalidade mais robusta do modelo.
- “BUILT FORD TOUGH” – A nova geração Ford Ranger foi submetida a incansáveis testes globais, desde temperaturas abaixo de zero até +50° Celsius, de forma a garantir a sua robustez e eficácia. A estrutura em aço de alta resistência e a carroçaria em aço garantem à Ranger os níveis de reputação “Built Ford Tough” em termos de qualidade, durabilidade e resistência.
- DESEMPENHO FORA DE ESTRADA – Uma postura mais larga e a possibilidade de escolha de dois sistemas diferentes de tração integral e de diversos modos de condução selecionáveis facilitam a condução fora de estrada.
- PROPULSORES – Com opção de dois blocos turbodiesel de 2,0 litros, nas versões Turbo e Bi-Turbo, e de um novo e potente turbodiesel V6 de 3,0 litros, a Ranger dispõe de motores que se adaptam a todas necessidades. Existe ainda a opção de escolha entre caixa manual ou automática de seis velocidades, bem como uma transmissão automática de 10 velocidades.
- DOIS PONTOS DE REBOQUE/RESGATE – Os dois pontos de reboque ou para fixação de cabos de resgate proporcionam opções de flexibilidade para desatascar o veículo em situações fora de estrada, e oferecem também a possibilidade de utilizar cintas de reboque em situações de resgate do veículo em pisos arenosos e lamacentos.
- SISTEMA DE GESTÃO DE CARGA – O sistema de gestão de carga da Ranger elimina os esforços relacionados com a arrumação dos objetos, permitindo soluções mais seguras e práticas. Proporciona aos clientes soluções de organização e armazenamento para retenção da carga.
- SUPERFÍCIE DE TRABALHO NO PORTÃO TRASEIRO – A superfície de trabalho no porta traseiro, disponível em opção, inclui régua incorporada, suporte para dispositivos móveis, porta-copos e porta-lápis.
- DEGRAU LATERAL PARA ACESSO À CAIXA DE CARGA – Aceder ao espaço da caixa de carga, para carregar ou descarregar objetos, torna-se agora mais fácil graças ao novo degrau lateral integrado.
- ILUMINAÇÃO DE ZONA – Permite controlar as luzes exteriores individuais da pick-up através do ecrã 4 SYNC™ 4 ou a partir da aplicação FordPass™ no smartphone.
- CORRENTE NA CAIXA DE CARGA Um inversor de bordo oferece energia eléctrica na caixa de carga, com 400 W de potência disponível e uma tomada AC (Corrente Alternada) na plataforma.
- GRAMPOS DE FIXAÇÃO – Novos grampos de fixação incorporados no portão traseiro da Ranger (todas as versões) permitem fixar e reter os materiais de forma eficaz e realizar trabalhos de precisão. Tampas com molas cobrem os grampos quando estes não estão a ser utilizados.
- TAMPAS DE PROTEÇÃO DA CAIXA DE CARGA E DO PORTÃO TRASEIRO – Tampas em plástico protegem as extremidades da caixa de carga e a secção superior do portão traseiro contra danos causados por equipamentos e carga. Caso seja necessário montar uma capota ou barras transversais, basta retirar as tampas para aceder aos pontos de fixação estruturais da Ranger.
- PLATAFORMA DE CAIXA DE CARGA COM PONTOS DIVISÓRIOS FUNCIONAIS – As ranhuras integradas no piso da plataforma de carga permitem colocar divisórias para adaptar a caixa de carga, de forma a guardar os equipamentos e impedir o seu deslizamento.
- ACESSÓRIOS – Com mais de 150 acessórios disponíveis logo no lançamento na Europa, muitos deles desenvolvidos em colaboração com a ARB, a personalização da Ranger nunca foi tão fácil e completa.
- POSSIBILIDADE PARA INSTALAÇÃO DE SEGUNDA BATERIA – Graças ao espaço disponível para instalação de uma segunda bateria sob o capô, é possível manter em funcionamento todos os aparelhos eléctricos de campismo e de trabalho.
POR DENTRO
- INTERIOR NOVO – O habitáculo foi completamente redesenhado, oferecendo mais conforto, tecnologia e funcionalidade, juntamente com mais materiais premium, mais opções de cores e mais arrumação. O painel de instrumentos a toda a largura confere ao habitáculo uma sensação de espaço e uma qualidade premium.
- PAINEL DE INSTRUMENTOS DIGITAL DE GRANDES DIMENSÕES – Um novo painel de instrumentos digital personalizável, com gráficos e animações de qualidade superior. É adaptável aos modos de condução seleccionáveis e exibe dados do veículo e informações fora de estrada, bem como navegação detalhada.
- ECRÃ TOUCHSCREEN DE ALTA RESOLUÇÃO COM SYNC™4 – Concebido em condições de utilização no mundo real, o ecrã de alta resolução de 10,1 polegadas, montado de série (12 polegadas em opção), possui definição tipo retrato e permite a visualização de aplicações no formato de ecrã dividido ou de funções.
- E-SHIFTER & TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO ELETRÓNICO – O e-shifter de curso curto e o travão de estacionamento electrónico elevam o interior de alta tecnologia da Ranger. Também permitiu à Ford introduzir mais tecnologias de assistência ao condutor e futuras funcionalidades de autonomia.
- MODOS DE CONDUÇÃO – A Ranger foi construída para percorrer qualquer tipo terreno, dispondo de até seis modos de condução opcionais – algo até agora apenas disponível na Ranger Raptor.
- ATUALIZAÇÕES DE SOFTWARE FORD POWER-UP – Em breve: actualizações over-the-air ajudam a manter a Ranger na vanguarda da tecnologia, obtendo manutenção preventiva ou melhorando o desempenho.
- BANCOS TRASEIROS FLEXÍVEIS – Nas versões de cabina dupla, os bancos traseiros rebatíveis proporcionam mais espaço funcional na secção traseira, sendo que os espaços de arrumação sob os assentos e atrás dos bancos traseiros ajudam a manter o interior organizado.
- CÂMARA DE 360 GRAUS COM ECRÃ DIVIDIDO – Uma câmara de 360 graus oferece uma visão completa do que está à frente e atrás do veículo, enquanto a visão de cima para baixo ajuda a estacionar e a evitar obstáculos que estejam perto do veículo.
- CARREGAMENTO SEM FIOS Com dimensão suficiente para albergar telemóveis de grande tamanho, a base de carregamento sem fios não só elimina os cabos, como também permite utilizar as características Bluetooth SYNC™ do telefone enquanto este carrega.
As encomendas para o novo Ranger terão início na Europa no final de 2022 e as primeiras entregas deverão acontecer no início de 2023. O objectivo da Ford é claro: manter a liderança no seu segmento no mercado europeu, onde a Ranger tem actualmente uma quota de mercado de quase 40%.