Opel revela o novo Astra Sports Tourer
Estivemos na apresentação estática do novo Opel Astra e regressámos ainda mais curiosos com a mais recente geração do compacto alemão. E ainda antes de lhe podermos por as mãos em cima e conduzi-lo, momento que aguardamos com muito entusiasmo, a Opel revela agora a sua vertente mais familiar, a sempre muito apreciada versão Sports Tourer.
Mais espaço
Esta mais versátil variante “station wagon” continua a estar disponível com motores a gasolina e Diesel, com potências entre 110 e 130 cavalos, mas aposta, igualmente, em motorizações híbridas plug-in com dois níveis de potência, 180 ou 225 cavalos. Com 4.642 milímetros de comprimento, o novo Astra ST é 60 mm mais curto do que a versão equivalente da geração anterior. No entanto, o novo Astra Sports Tourer cresceu 70 mm na distância entre eixos, sendo, igualmente, 57 mm maior do que a do novo Astra de cinco portas. Esperam-se grandes benefícios a nível da habitabilidade.
Mais atrás, na bagageira, a Opel promete um volume útil de 608 litros, expansível a 1.634 litros com os encostos dos bancos rebatidos. O rebatimento cria um plano de carga completamente plano, o que ajuda a colocar e posicionar os objectos mais pesados no compartimento de carga.
Nas versões plug-in, devido à presença da bateria de iões de lítio, as capacidades de carga veem-se reduzidas para 548 e 1.574 litros, respetivamente. Valores que são, ainda assim, muito bons. Para as versões não electrificadas, a Opel propõe o sistema de optimização do espaço de carga “Intelli-Space”, um piso móvel e ajustável. Este permite, também, esconder a cobertura retráctil quando esta não está a ser utilizada, mesmo que o piso esteja na sua posição mais baixa.