Novo Mazda 2 foi revelado e é, como esperado, híbrido
Tinha sido muito fácil utilizar as palavras “Toyota” e “Yaris” no título desta notícia, mas resistimos. Se há marca da qual a Mazda pode beneficiar com os seus conhecimentos e experiência em matéria de electrificação, essa marca é a Toyota. E como a Mazda precisa, e muito, de se electrificar, só vemos vantagens em que o novo Mazda 2 seja, pura e simplesmente, um Toyota Yaris. A Mazda, aliás, não esconde as origens do novo Mazda 2, promovendo-o como o mais recente resultado da longa colaboração entre os dois históricos símbolos.
Assim, debaixo do capot, o novo 2 esconde um motor de três cilindros, com 1,5 litros de cilindrada, bem como uma unidade eléctrica para que, em conjunto, produzam uma potência de 116 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 9,7 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h. O consumo declarado do novo Mazda 2 ronda os 4 lt/100 km e as emissões médias declaradas de CO2 ficarão pelas 90 g/km.
Quanto ao funcionamento da tecnologia híbrida, esta é em tudo idêntica à do Yaris, arrancando em modo EV e combinando ambos os tipos de propulsão, quando necessário, de forma a melhorar o desempenho e eficiência. Nas fases de desaceleração e travagem, a energia cinética é transformada em energia eléctrica.
Resta saber quais as diferenças ao nível da condução, se é que as há. O novo Yaris representou uma grande evolução a nível dinâmico quando comparado com a geração anterior, mas a Mazda pode ter decidido aplicar no chassis a sua imagem de marca, transversal a todos os seus modelos, que se destaca, como sabemos, pelo foco no prazer de condução. A base é óptima, por isso, aguardemos!
O primeiro modelo da Mazda com tecnologia full hybrid chega à Europa na Primavera de 2022.