Hyundai Kauai N-Line: gasolina e manual. Ainda valerá a pena?
Estivemos novamente com o SUV compacto da Hyundai, o Kauai, na versão N-Line a gasolina com caixa manual. Por um preço de 25.000€ será que ainda valerá a pena? Foi o que tentámos perceber.
Já nos segues no Instagram?
Este teste não será exaustivo – creio que nenhum dos meus o é – mas, antes, uma espécie de apanhado de “prós e contras” que te poderão ajudar na altura de decidir, caso estejas interessado num Hyundai Kauai. Actualmente, só tens à tua disposição, novo, a sair do stand, esta versão a gasolina, de 1 litro, turbo, com 120 cavalos, a versão 100% eléctrica ou a híbrida. Quer dizer, haverá, certamente, algum stock nos concessionários de outras versões, mas configuráveis no site, só tens estas.
O que significa isso?
Basicamente, que se estás à procura de um carro a gasóleo, novo, tens a tarefa facilitada. Procura noutro lugar. Agora, se quiseres um carro eficiente e um pouco mais amigo do ambiente, tens a alternativa híbrida, que testámos aqui, ou a 100% eléctrica. Ambas bastante mais caras que a versão a gasolina. E isto leva-nos à próxima questão.
O preço. É sempre um factor muito importante na decisão de compra e os 25.000€ desta versão N-Line do Kauai talvez não valham a pena. Digo isto, porque não noto que se ganhe alguma coisa que justifique os quase 4 mil euros de diferença entre a versão N-Line e base ou os 1.500€ de diferença para a versão mais equipada. Os sistemas de segurança são praticamente os mesmos, as jantes também são de 18 polegadas e fica, apenas, a faltar o ecrã central de maiores dimensões, os ajustes dos bancos, os espelhos laterais eléctricos e mais uma ou outra coisa deste tipo.
Ou seja, o Hyundai Kauai normal é bastante bom para o preço que custa e para o que se propõe. Esta versão N-Line é mais para os que querem uma estética exterior mais arrojada e a fazer lembrar o verdadeiro N. Se isto não te faz falta, então a decisão é simples: escolhe uma versão normal, mais barata e igualmente boa. O motor é o mesmo.
Prós e contras
Sim, acho a versão N-Line mais bonita, mais apelativa e tal. Mas em última análise, a qualidade dos materiais e a construção são os mesmos. Pelo diferencial de preço, era de esperar uma melhoria da qualidade, coisa que não acontece. Disse, e continuo a dizer, que o Hyundai Kauai é um dos mais fixes SUV compactos do mercado. Tem a estética, o conforto e o equipamento para ser uma escolha acertada.
Esta versão N-Line, tem a seu favor o pacote estético mais “desportivo”, tanto no exterior como no interior, bastante equipamento e o factor “exclusividade”. Contra, tem o facto de só ter isto. Pedia um pouco mais de qualidade nos materiais. Quando experimentei o i30 N-Line fiquei com a impressão de que, pelo incremento de preço, recebíamos, efectivamente, um carro melhor. Não ao nível do motor (esta versão mais recente não tinha o 1.4 litros, turbo, com 140 cavalos que a Hyundai já não tem por cá) mas a qualidade estava no ponto para o preço proposto. Para este Kauai, é pena que não se sinta isso.
O Kauai é prático e uma óptima solução de compromisso entre mais espaço e um carro que não é grande. Mas fico com a sensação final de que uma versão normal, mais barata, é igualmente boa e uma melhor opção. O motor, apesar de pequeno, é algo exigente e bebe um pouco. Em cidade, consumos na ordem dos 8 litros/100 km. Fora dela, podes contar com algo na ordem dos 6,5. A condução é boa, segura e dá-nos uma sensação de controlo. Pena que o símbolo N-Line não traga um pouco mais de potência. O preço de campanha de financiamento é de 23.250€.