Sébastien Loeb vence Rali de Monte-Carlo na estreia do Ford Puma Hybrid Rally1
Foi um fim-de-semana de sonho para toda a estrutura da M-Sport Ford World Rally Team na edição de 2022 do Rali de Monte Carlo, com a dupla Sébastien Loeb e Isabelle Galmiche a levar o Ford Puma Hybrid Rally1 até à vitória, naquela que foi a sua prova de estreia. Também a dupla Craig Breen e Paul Nagle levou o seu Puma ao pódio final, terminando o primeiro evento da nova temporada no terceiro lugar.
Loeb venceu um total de seis classificativas, recuperando o primeiro lugar previamente perdido para Ogier depois deste ter sofrido um furo. Loeb manteve a frieza e calma que lhe são reconhecidas e levou o Puma até à vitória final, partilhando a conquista com a co-piloto Isabelle Galmiche, a primeira mulher a conseguir uma vitória à geral no WRC nos últimos 25 anos.
Os Ford Puma Hybrid Rally1 dominaram os lugares de topo, tendo Gus Greensmith terminado o rali no quinto lugar, depois de um fim-de-semana muito consistente. Um furo e alguns problemas técnicos fizeram com que perdesse tempo em duas das classificativas de sábado, mas este viria a alcançar a quinta posição ao final do dia.
Apesar de um fim-de-semana algo decepcionante para Adrien Fourmaux, após o espectacular acidente na manhã de sexta-feira, o francês demonstrava um excelente ritmo na estrada, referindo o quão impressionado estava com o novo Puma. Com este resultado de conjunto, o M-Sport Ford World Rally Team ocupa o primeiro lugar na classificação de Construtores do WRC de 2022.
“Estou muito feliz pois não esperava tanto. Quando vim para cá, não sabia o que encontrar, só esperava ter um bom ritmo e ser capaz de lutar com os ‘tipos’ da frente. No final foi mais do que esperávamos, fomos capazes de lutar com o Ogier pela vitória e, por fim, ganhar o rali; um final como este é simplesmente incrível. Acontece dez anos após o meu último campeonato, sendo que não tenho feito muitos ralis desde então, por isso, continuar a poder lutar é simplesmente fantástico e estou muito orgulhoso do que fizemos. Com a Isabelle ao meu lado, foi um fim-de-semana muito bom, tendo feito um bom trabalho. A sensação com o carro tem sido boa desde o meu primeiro teste e isso deu-me alguma confiança, mas não sabia, realmente, a que nível eu estaria, mas agora temos a confirmação de que somos capazes de lutar lá na frente, o que é excepcional para nós. Deixo um grande agradecimento a toda a equipa, eles fizeram um grande trabalho e o carro esteve perfeito durante todo o fim de semana, por isso um enorme obrigado a todos”, Sébastien Loeb, vencedor do Rali de Monte-Carlo de 2022.