East African Safari Classic Rally: Dupla portuguesa de Renault 4L enfrenta o mais exigente rali de clássicos do mundo
Uma dupla portuguesa de Renault 4L, tripulados pelas equipas Pedro Matos Chaves/Marco Barbosa e António Pinto dos Santos/Nuno Rodrigues da Silva, irá enfrentar o mais longo e duro rali de automóveis clássicos de sempre, o East African Safari Classic Rally, reservado a automóveis históricos de duas rodas motrizes, anteriores a 1986.
O objectivo é simples: chegar ao pódio final da prova e assim homenagear o mítico Renault 4L, modelo que celebrou em 2021 o seu 60º aniversário. No total, serão mais de 5.000 os quilómetros que “as 4L” terão de enfrentar na sua dura passagem pelo Quénia. Ambos os Renault 4L contam com mecânicas de série, com 34 cavalos, tendo apenas recebido reforços estruturais na carroçaria e na suspensão, bem como os equipamentos de segurança exigidos pela FIA. A partida está marcada para o próximo dia 10 de Fevereiro e a prova terá uma duração de nove dias.
“É um grande desafio participar no East African Safari Classic Rally, não só porque são muitos quilómetros a percorrer, durante nove dias, numa mítica Renault 4L de tração à frente e pouca potência, como, pessoalmente, será a primeira vez que participo numa prova em que o objetivo não é… ganhar! Isso parece-me um pouco estranho, mas é também um desafio extra que quero vencer. Em termos de percurso, a verdade é que muitas das estradas são antigos troços do WRC, o que faz antever, desde logo, dificuldades para cumprir os tempos impostos, sem esquecer os lamaçais que teremos que ultrapassar e que serão, por certo, uma dificuldade acrescida. Mas a Renault 4L tem fama de passar por todo o lado e, por isso, só podemos partir confiantes que chegaremos ao fim deste que é um dos ralis mais exigentes e duros do mundo. Se acontecer, saberá certamente a vitória e será uma excelente prenda para a Renault Portugal, dignificando ainda mais o modelo”, Pedro Matos Chaves
“O projeto de participação no East African Safari Classic Rally foi a melhor maneira que encontrámos para homenagear os 60 anos da Renault 4L, o modelo ao qual estão associadas as minhas aventuras nos ralis”, sublinha António Pinto dos Santos. “Vamos alinhar com duas carrinhas ‘rejuvenescidas’, que contamos nos permitam concluir a prova e erguer a bandeira portuguesa à chegada. Devido à extensão do rali, onde quase todos os dias teremos etapas com cerca de 700 quilómetros (300 km em troços cronometrados) teremos que manter sempre um ritmo elevado, para cumprir a média de 65 a 70 km/h obrigatória. Essa poderá ser uma das dificuldades, mas confiamos na fiabilidade e nas capacidades da Renault 4L”, António Pinto dos Santos