Alfa Romeo Tonale revelado: o início da revolução
A Alfa Romeo apresentou oficialmente o Tonale, o nome que visa dar início ao essencial processo de renovação da marca, uma evolução que é, nas palavras da marca, radical, olhando para o futuro, para a era da electrificação e da conectividade.
Exteriormente, a carroçaria do tipo SUV aposta num design assumida e inconfundivelmente Alfa Romeo, sendo de destacar elementos como as jantes de cinco orifícios, a “GT Line”, a linha que percorre toda a lateral do Tonale, bem como a dianteira com o “Trilobo” e o respectivo “Scudetto” da Alfa Romeo. Já no interior, é destaque o painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas, integrado num design do tipo “telescópico”, bem como a utilização de tecnologia blockchain, através de um certificado digital NFT que visa certificar o automóvel ao longo da sua vida útil e assim proteger o valor residual.
Quanto a motorizações, o Tonale estreia o motor Hybrid VGT de 1,5 litros, disponível em duas versões de potência, 130 ou 160 cavalos. Ambas estão associadas a transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades, bem como a um motor eléctrico que lhes permite arrancar e circular em modo puramente eléctrico, quer durante as manobras de estacionamento, quer a velocidade de cruzeiro. A gama inclui ainda uma versão híbrida plug-in, topo de gama, com tracção integral Q4 e 275 de potência combinada. A autonomia eléctrica declarada é de 60 km no ciclo combinado e cerca de 80 km em ambiente urbano. A completar a gama está ainda disponível um motor 1,6 litros Diesel de 130 cavalos.