Susanne Hägglund, a nova Directora Geral da Volvo Portugal, apresenta estratégia para 2022
A convite da Volvo Portugal, fomos a Lisboa conhecer a sua nova Directora Geral, Susanne Hägglund, evento em que nos foi, igualmente, transmitida a estratégia da marca para o ano de 2022, bem como os resultados registados no ano passado. Tivemos ainda oportunidade de ver de perto o novo 100% eléctrico da marca, o C40.
Susanne Hägglund integrou a Volvo Cars em 2018, contando com mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão, Vendas e Business Development, assumindo agora o rumo da Volvo Portugal.
“Estou muito entusiasmada por estar em Portugal e espero, sinceramente, dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor. A electrificação requer transformações em todo o ecossistema! Precisamos evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% eléctrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional” refere Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal.
Volvo cresceu em 2021
Apesar da situação crítica causada não só pela pandemia como pela crise dos semicondutores, a Volvo Cars fechou o ano de 2021 com um crescimento de 5,6%, aproximando-se dos 700 mil automóveis comercializados. As vendas da gama de modelos electrificados Volvo Recharge dispararam em todo o mundo, tendo crescido mais de 70% em relação ao ano anterior. Em 2021, a taxa de penetração dos modelos plug-in hybrid foi já de 27,1% em relação às vendas totais com a componente dos modelos puramente eléctricos já a representar 3,7% globalmente. A nível mundial os modelos mais populares foram os SUV da marca, com XC60, XC40 e XC90 a liderarem o top 3. Os dois primeiros ultrapassaram mesmo as 200.000 unidades vendidas cada.
A nível nacional, a Volvo voltou a ser, em 2021, a 3ª marca premium mais vendida. Portugal foi, efectivamente, um dos mercados mundiais da Volvo onde as vendas das versões Recharge mais cresceram, com um mix de vendas de 61,1%. O top 3 das vendas nacionais é preenchido pelos modelos XC40, V60 e XC60, com o SUV compacto a ser um verdadeiro fenómeno de vendas capaz de liderar o segmento C SUV premium nacional.
“O que encontrei em Portugal foi verdadeiramente espantoso. A equipa, e aqui incluo para além da Volvo Car Portugal também os nossos concessionários, está a fazer um excelente trabalho posicionando a Volvo como uma marca forte no mercado. São pessoas verdadeiramente comprometidas com os valores da marca e a sua jornada. Queremos ser uma marca Pessoal, Sustentável e Segura: Pessoal porque para nós, tudo começa e tudo termina nas pessoas; Sustentável porque se somos parte do problema, teremos que ser parte da solução; Segura porque essa é a nossa génese e 1 milhão de vidas salvas depois, queremos continuar”, refere a nova Managing Director da Volvo Car Portugal.
2022: um futuro eléctrico, focado nas pessoas
O crescimento da Volvo será potenciado pelas vendas dos seus modelos electrificados, gama para a qual a marca promete apresentar um novo automóvel a cada novo ano. Assim, em 2022 a Volvo Cars anunciará o lançamento de um novo veículo 100% eléctrico que se posicionará abaixo do SUV XC40, apostando numa postura mais dinâmica.
A aposta na electrificação continuará a crescer, com o anúncio da construção de uma nova fábrica de produção de baterias em conjunto com o parceiro Northvolt, cujo início das operações está previsto para 2025. Esta unidade irá criar 3.000 novos postos de trabalho e será complementada por um Centro de Investigação e Desenvolvimento. Esta semana foi igualmente anunciado um investimento de aproximadamente 955 milhões de euros na fábrica Volvo Cars de Torslanda, na Suécia, para se preparar para os processos de produção da sua próxima geração de modelos 100% eléctricos, reforçando, novamente, o compromisso assumido face à eletrificação.
“Na era do digital nunca foi tão importante como agora falar e ter tempo para as pessoas. Precisamos de fortalecer relações, estreitar laços e adoptar uma mentalidade cada vez mais ‘consumer centric’. Se há marca em que essa postura faz todo o sentido, essa marca é a Volvo”, acrescenta Susanne Hägglund.