KIA vence estudo de fiabilidade JD Power de 2022
A KIA foi a grande vencedora do estudo JD Power, realizado nos Estados Unidos da América, uma iniciativa onde os clientes avaliam a fiabilidade dos seus automóveis. A marca coreana venceu a edição de 2022, subindo duas posições, uma vez que terminou a edição anterior no último lugar do pódio. É, igualmente, a primeira vez que uma marca não premium é declarada vencedora na eleição JD Power.
Os condutores KIA reportaram um menor número de problemas com os seus veículos do que os dos outros 31 fabricantes analisados nesta iniciativa, permitindo à marca ocupar o primeiro lugar entre as marcas generalistas pelo segundo ano consecutivo. Com uma pontuação de “problemas por 100 veículos” (PP100) de 145, a Kia superou a média do sector em 47 pontos, sagrando-se vencedora absoluta. A marca premium do Hyundai Motor Group, a Genesis, venceu a sua categoria e ficou em quarto lugar na classificação geral, apenas uma posição abaixo da Hyundai Motor, que obteve a terceira posição. O Kia Sorento obteve a máxima distinção na categoria dos SUV médios pelo segundo ano consecutivo.
No total, foram inquiridos 29.487 clientes do mercado dos EUA, todos eles compradores e clientes de leasing verificados, com automóveis e veículos comerciais ligeiros novos model year 2019 e registados para utilização pessoal. No estudo do presente ano foram introduzidos novos critérios, mais rígidos, que fizeram com que os problemas reportados aumentassem 59% em relação ao ano anterior, aumentando assim a média PP100 de 121 para 192.