Mazda apresenta a sua estratégia e modelos para 2022
Estivemos na apresentação do novo line-up de modelos Mazda para 2022 e ficámos saber um pouco mais sobre a sua estratégia para este ano, que envolve mais um passo para a descarbonização.
A Mazda quer atingir a neutralidade carbónica até 2050 e, para isso, aposta numa abordagem faseada no que toca aos combustíveis e tecnologias de propulsão. Para já – ao contrário de outras marcas – não descarta os motores a combustão, mas compromete-se com a sua evolução tecnológica e a inclusão de motores electrificados, a começar com o novo Mazda 2 híbrido.
Mas há mais
Ainda este ano vão apresentar e lançar os novos motores híbridos plug-in nos modelos MX-30 e no novíssmo MX-60, que será apresentado dia 8 de Março. Será um SUV médio e a antecipação é grande. Não só pela incursão pelas energias alternativas – algo que o mercado já pede há algum tempo – mas por sabermos que o que a Mazda faz, faz bem. Esperamos, por isso, que o resultado seja muito bom.
Para ajudar nesta tarefa, a Mazda juntou-se com a Toyota para partilhar tecnologia e produção com o lançamento da sua fábrica conjunta no Alabama, Estados Unidos. Fabrica, para já, o SUV CX-50 (ainda, apenas, para o mercado americano, embora achemos que ficasse muito bem aqui deste lado do Atlântico) e o Mazda 2 híbrido – irmão gémeo do Toyota Yaris Híbrido – mas mais modelos se irão juntar.
Modelos 2022
A novidade é a inclusão da linha de equipamento Homura em todos os modelos excepto o MX-5. Esta linha transmite uma sensação mais radical aos modelos, com jantes, retrovisores e grelha em cor preta e interiores escuros. Quanto a novas cores, destaca-se a Platinum Quartz. O CX-5 recebe, para além da Homura (que já tinha), as versões Newground e High Plus (topo de gama), com equipamentos específicos. Todos os modelos terão os serviços de conectividade renovados.
Quanto a preços, a título de exemplo, o CX-5 começa nos 34.500€ e vai até aos 60.400€. Já o Mazda 2 Hybrid – a nova coqueluche da marca e parte da sua estratégia de descarbonização – com o seu motor 1.5 litros, a gasolina, híbrido com 116 cavalos, começa nos 24.400€ e vai até aos 30.700€. A marca prevê que a versão mais vendida seja a Agile, cujo preço varia entre os 25.500€ e os 27.800€. Terão, também, uma campanha de financiamento e garantia extra, bem como um preço especial de lançamento.
Todos os novos modelos para 2022 já estão disponíveis para venda.