Volkswagen ID. Buzz: ícone renascido num mundo eléctrico
A estreia mundial do novo ID. Buzz é, para muitos fãs de automóveis e, em particular, para os fãs da Volkswagen, um momento especial. Simboliza o regresso de um ícone, uma nova interpretação em configuração totalmente eléctrica da histórica carrinha Type 2 lançada há mais de 70 anos.
Disponível em versões de passageiros e comercial, ID. Buzz e ID. Cargo, respectivamente, o sucessor do “23 janelas”, do “Pão de Forma”, do “Bulli”, do “Samba” ou da “Kombi”, será lançado com uma bateria de 77 kWh de capacidade e com um motor eléctrico de 150 kW (204 cavalos), conjunto que entrega a potência no eixo traseiro. A potência máxima de carregamento em corrente contínua é de 170 kW – 5 aos 80% de carga da bateria em cerca de 30 minutos – e o carregamento bidireccional permite-lhe, igualmente, alimentar a rede doméstica com energia acumulada na bateria.
Tal como os restantes modelos puramente eléctricos da marca, também o ID. Buzz, produzido pela Volkswagen Veículos Comerciais em Hannover, assenta sobre a plataforma modular MEB. Assim, é-lhe possível disponibilizar uma extensa oferta de tecnologia de assistência à condução, como o sistema de alerta local “Car2X”, capaz detectar perigos em tempo real através de sinais de outros veículos e da infraestrutura de transportes.
Para o lazer e para o trabalho
A versão MPV oferece uma sensação de um autêntico lounge a bordo, num ambiente pensado para cinco pessoas e dispondo de 1.121 litros de capacidade de carga. A versão comercial pode dispor de um banco dianteiro para duas ou três pessoas e o volume de carga é de 2.205 litros, permitindo o transporte de duas euro-paletes. Também a eficiência aerodinâmica merece destaque, com um coeficiente de 0,285 no caso do ID. Buzz e de 0,29 na versão ID. Cargo, favorecendo a eficiência e a autonomia.
Os novos ID. Buzz e ID. Cargo chegam ao mercado durante o Outono de 2022, com o período de pré-vendas a iniciar-se já no próximo mês de Maio. Nos Estados Unidos da América e no Canadá, dá-se, assim, o regresso do mítico “microbus”.