Volvo e Starbucks criam rede pública de carregamento
O que é que carros suecos e café americano têm em comum? Aparentemente, muito. Que o diga a parceria entre a Volvo e a Starbucks para a criação de uma rede pública de carregamento nas lojas da marca de cafés.
A rede será alimentada pela ChargePoint e prevê a criação de 15 pontos de carregamento DC ao longo de 2000 km – um a cada 160 km -, desde Denver até Seattle, a sede da Starbucks. Esses 15 pontos terão, no total, 60 carregadores rápidos, e permitem uma carga de 20% a 90% em apenas 40 minutos num Volvo C40 Recharge. É o tempo de um café e uma conversa. Se, em vez de café, pedirem um Mocachino Latte Pumpkin Pie Machiatto Expresso Cookie Cream (?), aquilo é coisa para carregar até aos 140%. O carro e tu, que com a quantidade de açúcar que vais tomar, fazias os 2000 km a pé, na boa!
Grátis para clientes Volvo
Esta parceria pretende ajudar no desenvolvimento da rede pública de carregamento e dar aos clientes, tanto da Volvo como da Starbucks, mais razões, ainda, para os escolherem. Embora o desenvolvimento das infraestruturas de carregamento público não possa depender, apenas, da iniciativa privada, é importante que esta saiba o papel importante que tem tanto na disponibilização de um serviço, como na mudança de mentalidades.
Acredito que os clientes da Starbucks – muitos milhões todos os dias – vejam esta iniciativa como um bom caminho e pensem, também eles, que se calhar é uma opção viável. Todos os condutores de veículos eléctricos podem utilizar esta rede, embora os clientes Volvo a possam usar de forma totalmente gratuita.