Lotus Eletre: SUV eléctrico de elevada performance apresentado
Um sinal dos tempos, como muitos outros que têm, nos últimos anos, surpreendido, ou não, os fãs de automóveis: a Lotus revelou o seu SUV 100% eléctrico de alta performance, o Eletre. Assenta sobre uma plataforma totalmente nova, com arquitectura eléctrica de 800 V, em que as baterias e os dois motores estão colocados numa posição baixa a fim de beneficiar o centro de gravidade e, assim, favorecer a dinâmica.
A sua bateria tem 100 kWh de capacidade e a potência total do sistema supera os 600 cavalos. Através de um carregador de 350 kW, é possível recuperar cerca de 400 quilómetros de autonomia em apenas 20 minutos. A autonomia máxima esperada, segundo o ciclo WLTP, é de 600 quilómetros. Relativamente a performance, a velocidade máxima é de 260 km/h e o sprint de 0 a 100 km/h faz-se em menos de 3 segundos.
Estão disponíveis quatro modos de condução, Range, Tour, Sport e Off-Road, sendo possível variar a resposta de parâmetros como a direcção, o amortecimento, a potência do motor e a resposta do acelerador. Uma verdadeira montra tecnológica ao serviço da máxima eficácia, propõe, igualmente, o ajuste activo da altura ao solo, eixo traseiro direccional activo, barras estabilizadoras activas, aerodinâmica activa e vectorização de binário através da travagem. A sua produção arranca na China no final do ano.