Mazda RX-8 20B Tri-Rotor nos ralis: Música no Coração
Imagine-se um carro de ralis tão, mas tão barulhento, que mesmo que ainda esteja a quilómetros do ponto em que nos encontremos no meio de um troço, já o ouvimos como se estivesse prestes a surgir na curva! Já imaginou? Então prepare-se para conhecê-lo – infelizmente não ao vivo; para isso teria de ir à Nova Zelândia – neste texto da Garagem!
Nos ralis cá do burgo e de âmbito europeu e do WRC é raro verem-se exemplares que não estejam homologados segundo as regras ditas tradicionais, mas noutros pontos do planeta, menos prementes às por vezes demasiado elaboradas exigências da FIA, (quase) qualquer coisa pode ser um carro de ralis, até mesmo um improvável Mazda RX-8 e o seu gritante coração 20B tri-rotor short block, de base Wankel. É o que se pode chamar o extremo oposto dos, assim sendo, bem mais silenciosos híbridos Rally1, estreados no presente WRC e, decerto, dos 100% eléctricos que chegarão à modalidade num próximo futuro!
Tal bicho, que desde a temporada de 2017 grita, a plenos pulmões, nos campeonatos de ralis locais, é conduzido por Marcus Van Klink. Invariavelmente acompanhado por Dave Neill, navegador que passa as passinhas do Algarve – será que há disso down under?! – para se fazer ouvir a cantar notas no cockpit. Dotado de uma aerodinâmica aprimorada, onde se destaca a vistosa asa traseira, este RX-8 de ralis debita cerca de 370 cv, conta com uma caixa de seis velocidades sequencial Quaife e travões AP. A tracção é às rodas traseiras e a sua espectacular condução faz-se, naturalmente, à direita, como é normal por aquelas paragens!
Foi no Westland Rally de 2017 que Van Klink estreou este inegavelmente nipónico RX-8, de matrícula “KL1NKY”, preparado por si e pela sua equipa, como fiel sucessor do anterior RX-7 (“KLNKY”) que, ao longo dos seis anos anteriores, conduziu nos nossos antípodas, entretanto, remetendo-se a um merecido descanso, só saindo da toca para eventos específicos. Desde essa época que passou a ser o RX-8 um dos meninos bonitos dos ralis locais.
Demonstrando uma fiabilidade impressionante, esta criação apenas abandonou por cinco vezes nos mais de 30 ralis que disputou e em que, invariavelmente, vence a respectiva classe. O mais recente resultado foi alcançado no Rally of Otago, do passado fim-de-semana, onde registou um 12º lugar absoluto e nova vitória na classe C, dando mais de 25 minutos ao seu adversário mais directo na categoria.
Bom… mais do que estar a aqui a desfiar as suas competências é ouvi-lo a cantar, alto, muito alto, à medida que evolui nas sinuosas especiais neozelandesas. Os vídeos são de 2018 mas servem o propósito: um é da local RallySport Magazine e nele começamos por ver um Lancer Evo, soando, ao fundo, o estridente RX-8, abafando quase por completo o tradicional anti-lag do seu conterrâneo; o outro é da HillClimb Monsters e permite ver-se (e, principalmente ouvir-se) toda a musicalidade do triplo rotor, a partir de uma câmara instalada no cockpit. Para que consiga absorver toda a excelência das cordas vocais deste inigualável carro de ralis, aconselhamos que coloque o som bem alto! Não se preocupe… o bom do Neill não parece muito afectado com a coisa, mantendo-se, de pedra e cal, na bacquet da esquerda a cantar as notas ao seu piloto/preparador!
Fotos: Oficiais / Van Klink Sport (Facebook)