Mazda CX-5: a gasolina e continua a ser um dos melhores SUV do mercado
Estivemos a testar o renovado Mazda CX-5, na sua versão a gasolina com 165 cavalos e, “apesar” disto, continua a ser um dos melhores SUV do mercado. Qualidade, preço, condução e espaço em linha com os melhores.
No segmento dos SUV o que não falta é escolha. Desde há uns anos para cá que o que a malta quer é carros grandes e até carros não tão grandes mas com aquele “ar” de grande. Ou seja, passámos de querer um carro que nos conviesse para querer um carro que nos pareça… ou faça parecer.
Um SUV… SUV
Tudo muito bonito e tal, não fosse o facto de, por culpa dessa vontade de querer parecer, se ter começado a desvirtuar um conceito que até faz todo o sentido. O SUV. E, sim, já estamos fartos de “bater do ceguinho”, mas a verdade é que o vamos continuar a fazer até que aprendamos que ter um carro não pode ser um capricho. Pelo bem do planeta, da economia, da carteira e do bom gosto, vá. Por isso é que exemplos como o deste Mazda CX-5 são muito bons e de louvar, até. Um verdadeiro SUV. É espaçoso, consegue andar por caminhos fora de estrada – tanto pela altura ao solo como pelas proteções em plástico na carroçaria – apesar das jantes de 18 polegadas, é confortável, transporta 5 adultos sem compromissos e carrega muita bagagem.
Motor e condução
O motor deste modelo que testámos, podendo não agradar aos puristas pois não é a gasóleo, é muito bom. Existe a versão a gasóleo, com uma cilindrada de 2.2 litros para quem o quiser. Mas se não fores fazer muitos quilómetros não penses nisso. O que poupas no preço do carro dá-te para muita coisa São à volta de 7 mil euros. O consumo deste dois litros a gasolina anda à volta dos 8 litros aos 100 km, em ciclo misto. Um pouco mais se andares em cidade, um pouco menos se andares fora dela. Algo alto, mas nada de extraordinário.
Posto isto, deixa-me falar-te da condução. O conforto posso já dizer-te que é muito bom. Para um carro de 40 mil euros, mais coisa menos coisa, está como deve estar. Não fica a dever nada aos mais caros, embora não tenha tanta tecnologia e ecrãs. Mas, se procuras um carro “normal”, vais ficar muito contente. A condução, sim. Caixa manual de 6 velocidades, um motor com bom binário e uma embraiagem que ajuda ao conforto. Não só não vais lutar com o carro para o conduzir, como vais gostar de uma caixa manual. Automática é muito giro, sim, mas se consegues ter conforto com uma manual e tiveres os cuidados e manutenção necessários para prolongar a sua longevidade, poupas dinheiro e não perdes conforto.
Confortável a bom preço
Como qualquer SUV, não é adepto de curvas rápidas, mas se queres curvas rápidas estás a ler a crónica errada. Lê, antes, esta que o Isaac escreveu do incrível Toyota GR Yaris. Voltando ao Mazda CX-5. Como dizia, é um SUV adepto de uma condução relaxada, ligeira, sem pressas, e é aqui que vais conseguir aproveitá-lo ao máximo. Mais, ainda, quando o carro é giro. Ainda não foi redesenhado, mas deve faltar pouco. E na volta até virá com motorizações electrificadas. Quer dizer, vamos ver, até porque a Mazda trouxe para o mercado europeu o seu novo CX-60, o primeiro híbrido plug-in da marca, que vamos tentar testar assim que possível. Promete muito.
Quanto aos interiores, não tendo o estilo mais actual da marca, que é minimalista, com linhas mais simples, carrega, ainda, um desenho que pode ser apelidado de ultrapassado. No entanto, para muitos, é o desenho certo. Tem alguns botões, o que facilita a utilização, e é tudo bastante intuitivo. Esta versão trazia o volante aquecido. Pessoalmente, gostava de o ver já com a nova linguagem de design. Finalizando, se queres um SUV muito competente, com estilo, espaço e conforto por um preço de cerca de 40.000€, não há muito por onde falhar.